Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPizzato, Michelle Camarapt_BR
dc.contributor.authorCalegaro, Carolina Borba da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-04-16T02:34:17Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/192958pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo investigar como a problemática dos créditos de carbono, quando utilizada como um tema sociocientífico, pode auxiliar na formação de um sujeito crítico e capaz de lidar com questões associadas a consumo e ambiente. Assim, o trabalho está estruturado em dois artigos: o primeiro buscou identificar as possíveis relações existentes entre o tema dos créditos de carbono, consumo e consumismo, além de analisar se esta temática, com suas inter-relações, configura um tema ou questão sociocientífica propício para o ensino de ciências; o segundo artigo relata a aplicação de uma proposta didática envolvendo a temática dos créditos de carbono e suas conexões com consumo, consumismo e ambiente e, depois disso, analisa como evoluem as concepções dos estudantes acerca destes assuntos. A proposta didática foi realizada com um grupo de estudantes do Ensino Fundamental II, durante as aulas de Ciências da Natureza. As principais conclusões apontam que existe uma profunda relação entre os créditos de carbono, o consumo/consumismo e o ambiente, porém isso tem sido pouco divulgado, seja pela mídia, com seus interesses consumistas, ou pela área de ensino de ciências, que possui uma produção ainda incipiente sobre estes temas correlacionados; o uso de questões ou temas sociocientíficos parece ser bastante positivo no processo de aprendizagem dos estudantes e no desenvolvimento de uma postura mais crítica, capacitando-os para a tomada de decisão responsável e para o exercício da cidadania.pt
dc.description.abstractThe aim of this research was to investigate how the problem of carbon credits, when used as a socio-scientific theme, can help in the formation of a critical subject capable of dealing with issues associated with consumption and the environment. Thus, the paper is structured in two articles: the first one sought to identify the possible relationships between carbon credits, consumption and consumerism, as well as to analyze whether this theme, with its interrelations, constitutes a propitious socio-scientific issue or issue for science teaching; the second article reports the application of a didactic proposal involving the theme of carbon credits and their connections with consumption, consumerism and the environment and, after that, analyzes how the students' conceptions about these subjects evolve. The didactic proposal was carried out with a group of students of Elementary School, during the classes of Sciences of the Nature. The main conclusions are that there is a deep relationship between carbon credits, consumption/consumption and the environment, but this has been little publicized, either by the media, with its consumer interests, or by the area of science education, which has a still incipient production on these correlated topics; the use of socio-scientific issues or themes seems to be very positive in the students' learning process and in the development of a more critical posture, enabling them to make responsible decisions and to exercise citizenship.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCarbon creditsen
dc.subjectCréditos de carbonopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectConsumerismen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectSociologia da ciênciapt_BR
dc.subjectSocio-scientific issuesen
dc.titleOs créditos de carbono e suas relações com o consumo/consumismo : um tema sociocientífico para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090415pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples