Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStormowski, Vandoirpt_BR
dc.contributor.authorAguirres, Priscila Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2019-04-24T02:34:04Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193306pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo buscar alternativas para o desenvolvimento dos conteúdos de matemática em turmas de ensino médio na modalidade EJA. Buscamos, através da análise de erros, uma categorização dos erros mais comuns cometidos pelos alunos, e a partir disso, definimos qual a melhor forma de abordagem para cada situação, com atividades específicas para cada grupo, que apresentaram dificuldades em comum, e atividades individuais em casos isolados. A pesquisa teve como metodologia o estudo de caso, uma turma de ensino médio na modalidade EJA e como método em sala de aula, a análise de erros, que nos deu a diretriz para a condução das aulas. A intenção do uso da análise de erros como método em sala de aula, nos permitiu utilizar os conhecimentos dos alunos, característica desta modalidade, observando qual a melhor forma de trazer o seu saber para a sala de aula. Criando através dos erros apresentados, formas de atingir o aluno de forma mais personalizada, contribuindo para a sua aprendizagem. Assim, como professor, podemos aprender junto com os alunos qual a melhor condução das aulas, baseado nos erros apresentados, desde o planejamento já prevendo alguns erros, e trabalhando as questões observadas em sala de aula. Levando o aluno à reflexão de como está se desenvolvendo seu aprendizado e como trabalhar pontos específicos de dificuldade.pt
dc.description.abstractThis work aims to find alternatives for the development of mathematics contents in high school classes in the EJA modality. Through the analysis of errors, we searched for a categorization of the most common mistakes made by the students, and starting from that, we defined the best approach for each situation, with specific activities for each group that presented difficulties in common, and individual activities in isolated cases. The research had as methodology the case study, a high school class in the EJA modality and as a method in the classroom, the analysis of errors, which gave us the guideline for the conduction of the classes. The intention of using error analysis as a method in class salt allowed us to use the students' knowledge, characteristic of this modality, observing the best way to bring their knowledge to the classroom. Creating through the errors presented, ways to reach the student in a more personalized way, contributing to their learning. Thus, as a teacher, we can learn along with the students what the best course is, based on the errors presented, from the planning already predicting some errors, and working the issues observed in the classroom. Taking the student to reflect on how his learning is developing and how to work specific points of difficulty.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnalysis of errorsen
dc.subjectAnálise de errospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectEJAen
dc.titleA análise de erros como diretriz na condução dos conteúdos de matemática em turmas de EJA : uma busca por alternativaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001089089pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples