Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMolina Neto, Vicentept_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:09:19Zpt_BR
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.issn0104-754Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/19340pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de uma investigação de natureza qualitativa realizada em aulas de educação física em escolas públicas da cidade de Porto Alegre-RS. O propósito do estudo foi examinar a relação entre a produção de conhecimento e 3 prática profissional de futuros professores de educação física. A pesquisa enfocou o ensino de um elemento específico da cultura física brasileira (futebol) a estudantes de 5a a 8a série, durante o período de um semestre acadêmico, por 11 estudantes em fase de conclusão de curso, da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Rio Grande do Sul. Com referência à organização do currículo, a investigação mostrou a necessidade de rever as condições materiais para as quais as instituições de ensino superior organizam o trabalho pedagógico dos futuros profissionais Para estes, o trabalho realizado foi uma imersão consciente no ambiente da Escola Pública, especialmente no que diz respeito ao estabelecimento de um programa pedagógico em conformidade com as condições sociais da escola e do grupo. A pesquisa também mostrou que a formação profissional está desconectado das necessidades escolares. Finalmente, a dificuldade dos futuros profissionais para levar a cabo uma pesquisa durante a atividade educacional, mostrou a incongruência entre a produção de conhecimento e as questões fundamentais emergentes da prática da educação física na escola.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents the results of a qualitative investigation carried out in physical education classes in the public schools of the city of Porto Alegre -RS. The purpose of the study was to examine the relationship between the production of knowledge in physical education and the professional practice of future physical education teachers. The research focused on the teaching of a specific element of the Brazilian physical culture (soccer) to students of 5th to 8th grades during a period of an academic term by 11 final year undergraduate students of the Faculty of Physical Education of the Federal University of Rio Grande do Sul. With reference to the organization of the curriculum, the investigation showed the need to review the material conditions for which the high education institutions organize the pedagogic work of the future professionals. For the latter, the accomplished work was a councious immersion in the environment of the Public School, especially in respect to the establishment of a teaching programme in accordance with the social conditions of the school and group. The research also showed that the professional training was disconnected from the school needs. Finally, the difficulty of the future professionals to carry out a research during the educational activity showed the incongruity between the production of knowledge and the fundamental questions posed by the practice of physical education teachers in school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMovimento. Porto Alegre. Vol. 6, n. 12, (2000), p. 53-62.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.titleUma experiência de ensino do futebol no currículo de licenciatura em educação física: experiência no. 2pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000293509pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples