Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVieira, Guilherme Bergmann Borgespt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Roberto Birchpt_BR
dc.contributor.authorPasa, Giovana Savitript_BR
dc.contributor.authorKliemann Neto, Francisco Josept_BR
dc.date.accessioned2019-05-08T02:33:49Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1808-0448pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193896pt_BR
dc.description.abstractA competitividade das empresas no contexto internacional depende, entre outros fatores, do aprimoramento de seu processo logístico como um todo. E tal processo está fortemente relacionado ao modal marítimo, uma vez que esse modal representa cerca de 90% dos embarques internacionais de carga. Os portos, por sua vez, funcionam como elos da cadeia logística global, afetando tanto os custos como o nível de serviço logístico e, conseqüentemente, influenciando a competitividade dos setores exportadores e importadores que deles se utilizam. Nesse contexto, o nível de serviço portuário merece especial atenção, sendo necessário avaliá-lo constantemente, com vistas a seu aprimoramento. O presente artigo teve como objetivo identificar e avaliar os atributos competitivos do Tecon Rio Grande a partir da ótica dos exportadores e importadores da serra gaúcha, usuários de seus serviços. O nível de serviço do Tecon em cada atributo, comparativamente ao nível de serviço dos portos concorrentes, foi avaliado pelos próprios respondentes e a importância de cada atributo foi obtida de forma indireta, por meio de análise de regressão múltipla. O estudo gerou subsídios tanto para a melhoria dos serviços por parte do terminal quanto para a (re) avaliação da escolha portuária por parte dos usuários, uma vez que identificou a importância dos distintos fatores considerados pelos usuários na escolha portuária e avaliou o desempenho do Tecon nos mesmos.pt
dc.description.abstractThe competitiveness of the companies in the international context depends, among other factors, on the improvement of its logistic process as a whole. This process is strongly related to maritime transport, once it represents around 90% of international shipping cargo. The ports act as links of global supply chain affecting both costs and logistic service level and consequently influencing the competitiveness of exporting and importing sectors that use them. In this context, port service level deserves special attention and it is necessary to evaluate it constantly aiming its improvement. The present paper had as goal identify and evaluate the competitive attributes of Tecon Rio Grande from the Serra Gaúcha exporters and importers view, who are users of Tecon’s services. The Tecon’s service level in each attribute comparatively with others competitors were evaluated by the respondents and the importance of each attribute were obtained indirectly through multiple regression analysis. The study generated subsidies to Tecon Rio Grande improve its services and to users reassess port choice, once it has identified the importance of the different factors considered by the users in port choice and it has evaluated Tecon’s performance in them.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista gestão industrial [recurso eletrônico]. Curitiba, PR. Vol. 9, n.2 (2013), p. 484-501pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPort service levelen
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectSerra gaúcha exporters and importersen
dc.subjectTransportept_BR
dc.subjectPortospt_BR
dc.subjectTecon Rio Grandeen
dc.titleO nível de serviço do Tecon Rio Grande pela ótica dos exportadores e importadorespt_BR
dc.title.alternativeThe service level of Tecon Rio Grande by exporters and importers perception en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000935950pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples