Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBernardes, Mauricio Moreira e Silvapt_BR
dc.contributor.authorGarbin, Jéssica Monteavaropt_BR
dc.date.accessioned2019-05-08T02:34:16Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193937pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso consiste no desenvolvimento de um aplicativo conceito para inovar e compartilhar experiências de ciclistas em centros urbanos. No que tange à etapa I, objetiva-se analisar o contexto do problema abordado visando propor diretrizes projetuais para a concepção do app. O detalhamento do conceito, geração de alternativas e demais etapas da projeção do aplicativo são abordados na segunda etapa. O projeto tem como propósito demonstrar como o design pode contribuir para mobilidade sustentável no Brasil através de suporte e incentivo para o uso de modais ativos, como a bicicleta. O desenvolvimento do projeto, por sua vez, baseia-se em metodologia adaptada a partir da combinação do método de experiência do usuário, por Garret e do Scrum, um método ágil desenvolvido por Sutherland e Schwaber. Utilizando-se desta metodologia, este trabalho é estruturado em onze capítulos. Os quatro primeiros capítulos englobam o estudo do universo da mobilidade urbana e o contexto do ciclista, assim como detalha a metodologia aplicada e apresenta uma série de dados coletados sobre a rotina do usuário. a partir do capítulo cinco, define-se o escopo do produto, estrutura-se as funções do aplicativo e elabora-se um teste com os usuários. Em seguida, capítulo nove e dez, counclui-se o aplicativo, através de imagens das telas principais, e validase as hipóteses levantadas inicialmente. O décimo primeiro capítulo, por sua vez, expõe as conclusões da realização do projeto.pt
dc.description.abstractThe present work of course completion is the development of a concept application to innovate and share experiences of cyclists in urban centers. With regard to first step, it aims to analyze the context of the problem addressed in order to propose design guidelines for the design of the app. The details of the concept, generation of alternatives and other steps of application projection are addressed in second step. The purpose of the project is to demonstrate how design can contribute to sustainable mobility in Brazil through support and encouragement for the use of active modal, such as cycling. The development of the project is based on a methodology adapted from the combination of the user experience method, by Garret and SCRUM, an agile method developed by Sutherland and Schwaber. Using this methodology, this work is structured in eleven chapters. The first four chapters cover the study of urban mobility’s universe and the context of the cyclist, as well as details the methodology applied and presents a series of data collected on the routine of the user. From chapter five, product scope is defined, the functions of the application are structured and a tested with users. Then, chapter nine and ten, the application is finalized, through images of the main screens, and the assumptions raised initially are validated. The eleventh chapter presents the conclusions of the project.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExperience Designen
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectAppen
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectInterface Designen
dc.subjectCyclistsen
dc.subjectUrban Mobilityen
dc.titleUm meio inteligente de pedalar na cidade : aplicativo conceito para inovar e compartilhar experiências de ciclistas em centros urbanospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001091500pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationDesign Visualpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples