Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBergamaschi, Maria Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Carlos Eduardo dept_BR
dc.date.accessioned2019-05-09T02:37:24Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194040pt_BR
dc.description.abstractO protagonismo indígena, cada vez mais evidenciado através da busca pela inserção de seus conhecimentos tradicionais aos currículos escolares, nos faz pensar de que maneira a escola pode funcionar como um mecanismo de (re)apropriação dos conhecimentos específicos indígenas, aliados ao aprendizado escolar. Tomando como fonte o pensamento kaingang, proponho um caminho onde tal pensamento possa ser evidenciado através e a partir de sua cosmologia. Partindo dos aportes teóricos da etnomatemática e aproximando da etnografia, a pesquisa se situa frente à etnomatemática de maneira a mostrar como formas de conceber os saberes e os fazeres desta cultura se relacionam com a matemática, ou seja, a etnomatemática é concebida como produto cultural deste grupo. Com a abordagem específica da matemática, busco elementos para mostrar como se manifestam as especificidades matemáticas entre os kaingang, contribuindo para uma melhor compreensão desta sociedade, além de contribuir com o desenvolvimento da matemática enquanto disciplina escolar no ensino diferenciado.pt
dc.description.abstractThe Indian leadership, increasingly evident through the search by including their traditional knowledge to the curriculum, makes us wonder how the school can provide a mechanism for (re)appropriation of indigenous specific knowledge, combined with classroom learning. Taking as a source kaingang thought, I propose a path where such thinking might be evidenced by and through its own cosmology. Based on the theoretical Ethnomathematics and approaching the ethnography, the research is situated opposite the ethnomathematics so as to show ways of conceiving knowledge and the making of this culture, are related to math, or rather ethnomathematics is conceived as a cultural to this group. With the specific approach of mathematics, I try to show how elements are manifested among the specific mathematical kaingang, contributing to a better understanding of this society, and contribute to the development of mathematics as a school subject in differentiated instruction.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIndigenous educationen
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEthnomathematicsen
dc.subjectCosmologiapt_BR
dc.subjectKaingang cosmologyen
dc.subjectDualityen
dc.titleVËNHNÏKRÉN : um estudo sobre a matemática Kaingangpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000785434pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples