Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBerger, Christapt_BR
dc.contributor.authorKurtz, Adrianapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-10T02:37:25Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194109pt_BR
dc.description.abstractA partir da “libertação” dos campos de extermínio nazista, o horror concentracionário seria tematizado pelo cinema mundial em documentários pedagógicos ideologicamente comprometidos com os interesses dos vitoriosos. A perseguição, confinamento, deportação e extermínio dos judeus europeus sob Hitler passaria a constituir matéria-prima para a indústria cultural, engendrando um novo gênero do cinema ao longo da segunda metade do século XX, além da chamada Literatura de Testemunho. O presente ensaio examina quatro marcos históricos da representação da memória das vítimas da Shoah na filmografia ocidental, à luz da Filosofia da Memória, de Theodor Wiesengrund Adorno. Os dilemas estéticos e éticos inerentes aos filmes sobre o Holocausto exigem, sob esta ótica, uma representação balizada moralmente, como forma de evitar uma última violência à memória das vítimas.pt
dc.description.abstractWhen Nazi extermination camps were “freed”, concentration-camp horror was to be approached by world cinema through pedagogical documentaries that were ideologically bound to the interests of the winners. The persecution, confinement, deportation and extermination of European Jews under Hitler became raw material for the cultural industry, giving birth to a new cinema genre in the second half of the 20th century, beyond what is known as “Witness Literature”. This essay analyses four historical milestones of the representation of the memories of Shoah victims in western filmmaking from the viewpoint of the “philosophy of memory” of Theodor Wiesengrund Adorno. From this perspective, the aesthetical and ethical dilemmas that are inherent to “movies about the Holocaust” call for a morally circumscribed representation as a means of avoiding ultimate violence to the memory of the victims.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCinemaen
dc.subjectNazismopt_BR
dc.subjectShoahen
dc.subjectHolocaustopt_BR
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.subjectMemory & historyen
dc.subjectTheodor adornoen
dc.subjectWitnessen
dc.titleO destino da memória das vítimas da Shoah na cinematografia de um mundo administradopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000623501pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples