Repositório Digital

A- A A+

Trajetórias e estratégias sindicais dos sapateiros do RS

.

Trajetórias e estratégias sindicais dos sapateiros do RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Trajetórias e estratégias sindicais dos sapateiros do RS
Autor Piccinini, Valmiria Carolina
Antunes, Elaine di Diego
Resumo O processo de reestruturação produtiva em curso no mundo e no Brasil tem se refletido com maior força em certos ramos, como é o caso da indústria de calçados brasileira, sobretudo a gaúcha, voltada fortemente à exportação. Contudo, o aumento da competitividade internacional provocou reflexos perversos, em particular, no que diz respeito à sua força de trabalho e ao movimento sindical dos trabalhadores. Desta forma, o estudo trata de aprofundar essa problemática, reportando-se ao desenvolvimento histórico e às estratégias de luta dos sapateiros do RS, com ênfase no período de 1982-1994. A pesquisa, efetuada entre 1994 e 1996, foi constituída de análise documental e entrevistas com lideranças (presidentes de sindicatos e de federações) e assessores sindicais (CUT/FASE, CAMP, DIEESE). Como uma das conclusões deste artigo, percebemos que resta, portanto, à organização dos sapateiros, encarar um grande desafio, no caso, o de sobreviver neste recente cenário, através de novas formas de organização e de luta.
Contido em Read : revista eletrônica de administração. Porto Alegre. Edição 6, vol. 3, n. 2 (jul/ago 1997), documento eletrônico
Assunto Sindicato : Estrutura : Estratégia : Indústria de calçado : Mudança
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/19411
Arquivos Descrição Formato
000300924.pdf (63.93Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.