Repositório Digital

A- A A+

O brinquedo de pré-escolares : um espaço de ressignificação cultural

.

O brinquedo de pré-escolares : um espaço de ressignificação cultural

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O brinquedo de pré-escolares : um espaço de ressignificação cultural
Outro título Preschoolers’ play: a space for cultural re-signification
Autor De Conti, Luciane
Sperb, Tania Mara
Resumo Este artigo analisa a construção do significado social do brincar em um grupo de crianças pré-escolares, cinco meninos e cinco meninas. Para atingir este objetivo, mães e a professora destas crianças foram entrevistadas para definir suas concepções sobre o brincar. As atividades de brincar das crianças selecionadas foram filmadas em casa e na escola, durante vinte minutos em cada contexto, visando observar como elas organizam esta atividade. A análise de conteúdo das entrevistas e a categorização do brincar demonstram que esta atividade é estruturada distintamente conforme o gênero da criança e o contexto em que ela ocorre. A microanálise das atividades de brincar de quatro crianças explicita que estas ativamente reelaboram os espaços de brincar, criando novos cenários para suas brincadeiras e inventando novas funções para os objetos disponíveis em sua cultura. Ao fazer isto, redefinem os papéis sexuais estereotipados como masculino, feminino ou indiferenciado pelo contexto sociocultural.
Abstract This article analyses the construction of the social meaning of play in a particular preschool group of children, five boys and five girls. To do that children’s mothers and teachers were interviewed to define their conceptions about play. After, children were filmed for twenty minutes while playing, both at home and in school, in order to analise how children organize their activities. Content analysis of interviews and the categorization of children’s play show that play activities are structured differently by gender and the context where play occurs. The microanalysis of the videotapes of four children’s play explicit that they actively reconstruct play, building news scenarios, and inventing new functions for existing objects in the culture. Children do that by redifining sexual roles stereotyped as masculine, feminine and undiferentiated by sociocultural context.
Contido em Psicologia : teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 17, n. 1 (jan./abr. 2001), p. 59-67
Assunto Brinquedo
Cultura
[en] Culture
[en] Play
[en] Sociocultural
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/19432
Arquivos Descrição Formato
000303503.pdf (64.76Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.