Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMazo, Janice Zarpellonpt_BR
dc.contributor.authorAssmann, Alice Beatrizpt_BR
dc.date.accessioned2019-05-18T02:36:36Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194332pt_BR
dc.description.abstractEste estudo histórico cultural, trata das figurações e redes de interdependência do movimento Turnen (ginástica) no Rio Grande do Sul (RS), Brasil, especialmente, em clubes e escolas teuto-brasileiras. Como prática cultural marcadamente germânica, o Turnen se desenvolveu em locais do Rio Grande do Sul habitados por imigrantes alemães e seus descendentes. O movimento Turnen corresponde a uma gama de práticas corporais, culturais e sociais, que transcendem a definição restrita de ginástica e compõe uma figuração mais ampla. Uma figuração corresponde a uma teia de relações intersubjetivas, uma rede de interdependências, que conecta indivíduos singulares em composições socioculturais, em um processo dinâmico e oscilante de equilíbrio de tensões. Em clubes e escolas, os indivíduos e coletividades produziam representações culturais e partilhavam códigos de comportamento e sentimento, em uma relação de interdependência uns com os outros, constituindo redes que teciam as tramas de tal figuração. Diante de tais considerações, apresentamos o objetivo desta tese de doutorado: compreender como figurou o movimento do Turnen em clubes e escolas do Rio Grande do Sul no período entre as décadas de 1870 e 1920. A fim de alcançar o objetivo proposto, além da revisão bibliográfica, foram coletados e analisados indícios em documentos impressos e imagéticos. Como alicerce teórico para a interpretação e a escrita da narrativa histórica, foram apropriados os preceitos da História Cultural e as categorias da análise figuracional desenvolvidas pelo sociólogo Norbert Elias, especificamente: de figuração, redes de interdependência e equilíbrio de tensões. Por meio da interpretação dos indícios evidenciou-se a composição de uma “boa sociedade” do Turnen no sul do Brasil, com uma estrutura organizacional associativa, que produzia e partilhava representações culturais étnicas, códigos de comportamento e sentimento, tensionados pelos grupos que pertenciam à rede que constituía a figuração. Nessa rede, indivíduos singulares e coletividades assumiram determinadas posições sociais, em função de suas interdependências. Ademais, foram assinaladas composições de uma rede diretiva do Turnen no Rio Grande do Sul, composta majoritariamento por homens, e cujo grupo central era a Turnerbund de Porto Alegre (SOGIPA). Nessa sociedade cunharam-se representações culturais, códigos sociais e tensionamentos acerca da participação, gradual, de mulheres. Além dos clubes, o Turnen foi também apropriado em escolas privadas teuto-brasileiras no sul do Brasil. A partir da pesquisa realizada foi possível constatar que o movimento Turnen no Rio Grande do Sul, por meio de interrelações entre clubes e escolas teuto-brasileiras, sustentou a incorporação de um habitus ginástico alemão no sul do Brasil no período entre as décadas de 1870 e 1920. No entanto, sugere-se outras investigações acerca das demais sociedades de ginástica no sul do Brasil, a fim de evidenciar outras composições na figuração do movimento Turnen em instituições clubísticas e escolares.pt_BR
dc.description.abstractThis cultural historical study deals with figurations and networks of interdependence of the Turnen movement (gymnastics) in Rio Grande do Sul (RS), Brazil, especially in German-Brazilian clubs and schools. As a strong germanic cultural practice, Turnen developed in places of Rio Grande do Sul inhabited by German immigrants and their descendants. The Turnen movement corresponds to a range of bodily, cultural, and social practices that transcend the restricted definition of gymnastics and compose a broader figuration. A figuration corresponds to a web of intersubjective relations, a network of interdependencies, that connects singular individuals in sociocultural compositions, in a dynamic and oscillating process of tension equilibrium. In clubs and schools, individuals and collectivities produced cultural representations and shared codes of behavior and feeling in a relation of interdependence with each other, forming networks that weave the relations of such figuration. In view of these considerations, we present the purpose of this doctoral thesis: to understand how the Turnen movement figureted in clubs and schools of Rio Grande do Sul between the decades of 1870 and 1920. In order to reach this objective, in addition to the bibliographic review, evidence was collected and analyzed in printed and imagetic documents. As theoretical basis for the interpretation and writing of this historical narrative, the precepts of Cultural History and categories of the figurative analysis developed by the sociologist Norbert Elias, specifically figuration, networks of interdependence, and the balance of tensions were appropriated. Through the interpretation of the evidence, the composition of a "good society" of the Turnen in the south of Brazil was identified, with an associative organizational structure that produced and shared ethnic cultural representations, codes of behavior and feeling, tensioned by the groups that belonged to the network, that formed the figuration. In this network, singular individuals and collectivities assumed certain social positions due to their interdependencies. Furthermore, we point out compositions of a directive network of the Turnen of Rio Grande do Sul, composed mainly by men and whose central group was the Turnerbund of Porto Alegre (SOGIPA). In such society, cultural representations, social codes and tensions about the gradual participation of women were formed. In addition to the clubs, Turnen was also appropriated by private German-Brazilian schools in southern Brazil. Based on the research, it was possible to verify that the Turnen movement in Rio Grande do Sul, through interrelations between clubs and German- Brazilian schools, supported the incorporation of a German gymnastic habitus in southern Brazil, between the 1870s and 1920s. Nevertheless, other investigations about the other gymnastic societies in the south of Brazil are suggested, in order to evidence other compositions in the figuration of the Turnen movement in club and school institutions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGymnasticsen
dc.subjectGinásticapt_BR
dc.subjectEsportes : Históriapt_BR
dc.subjectHistory of Physical Educationen
dc.subjectHistory of Sporten
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectSchoolsen
dc.subjectClubsen
dc.subjectTurnenen
dc.titleFigurações do turnen no sul do Brasil: redes de interdependência em escolas e clubes (décadas 1870-1920)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001093592pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019.pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples