Repositório Digital

A- A A+

Novas competências e gerência internacional : uma análise a partir da perspectiva institucional

.

Novas competências e gerência internacional : uma análise a partir da perspectiva institucional

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Novas competências e gerência internacional : uma análise a partir da perspectiva institucional
Autor Oderich, Cecília Leão
Lopes, Fernando Dias
Resumo Os estudos sobre gerência internacional vêm obtendo crescente espaço na produção científica no campo da administração. Os enfoques, anteriormente mais restritos ao tratamento macroeconômico, passam a contemplar temáticas da gerência ao nível da organização. Nesse sentido, aumenta o interesse dos pesquisadores por estudos interculturais, envolvendo trabalhos sobre comprometimento, qualidade de vida no trabalho, cultura e novas competências gerenciais. O contexto intercultural envolvendo novos formatos organizacionais, tais como alianças e networks, decorrentes de ações entre organizações de países de culturas distintas, lança novos desafios à formulação de políticas de recursos humanos. Entre as preocupações centrais neste campo destaca-se a compreensão das novas competências gerenciais. Considerando o significativo desenvolvimento dessa temática na área de recursos humanos, este artigo busca conciliar os estudos realizados com o interesse específico sobre competências com estudos dirigidos para entender o comportamento das organizações frente às pressões do contexto social e cultural, ou contexto institucional. Nesse sentido, pretende-se analisar uma temática de interesse dominante na área de recursos humanos com uma teoria que tem se mantido no âmbito mais restrito da área de organizações, ou seja, a Teoria Institucional. Este trabalho consiste em uma construção teórica desenvolvida para posterior exploração empírica. Assim, para sua realização, partiu-se de uma revisão de literatura sobre gerenciamento de competências, conciliando com os estudos clássicos sobre teoria institucional (DiMaggio e Powell, 1983; Powell and DiMaggio,1991; Scott e Meyer, 1991 e Meyer e Rowan, 1991). A justificativa para a conciliação da abordagem institucional com uma temática que vem sendo explorada particularmente na área de recursos humanos - competências gerenciais - tem como origem a pesquisa realizada por Gooderham, Nordhaug e Ringdal (1999), os quais verificaram, em um estudo comparativo em firmas de seis países europeus, que determinantes institucionais têm um forte efeito sobre a aplicação de práticas de gerenciamento de recursos humanos, superando aspectos de orientação racionalista como o tamanho da firma e a localização no setor industrial. Nesse sentido, pode-se questionar a universalidade dos modelos de competência de forma independente do contexto social e cultural.
Contido em Read : revista eletrônica de administracão. Porto Alegre. Edição 19, vol. 7, n. 1 (jan/fev 2001), documento eletrônico
Assunto Competência
Gerência
Teoria institucional
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/19459
Arquivos Descrição Formato
000308556.pdf (52.93Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.