Repositório Digital

A- A A+

Programas de demissões voluntárias : uma alternativa ao sofrimento do servidor público ?

.

Programas de demissões voluntárias : uma alternativa ao sofrimento do servidor público ?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Programas de demissões voluntárias : uma alternativa ao sofrimento do servidor público ?
Autor Costa, Silvia Generali da
Mazzilli, Claudio Pinho
Resumo Em meados da década de 90, frente à crise econômica do País, foram implementados os Programas de Demissão Voluntárias (PVD) na maioria dos órgãos e empresas públicas. Através de um estudo de caso realizado como parte da tese doutoral da autora, pesquisou-se uma amostra de participantes de um desses programas1, deflagrado em 1995. Um dos principais objetivos da pesquisa foi o de verificar se o PDV serviu como alternativa a um estado de sofrimento no trabalho. Como resultado, constatou-se a existência de estados de sofrimento psíquico entre os servidores da instituição, gerados pela estrutura e pela cultura burocráticas disfuncionais da instituição. Tais condições acolheram e reforçaram comportamentos de dependência, imaturidade e fraco conhecimento de si entre seus membros, comportamentos esses incompatíveis com as possibilidades mais amplas de satisfação no trabalho. Conclui-se também que muitos optantes pelo Programa fizeram suas escolhas para escapar de um ambiente desprazeiroso, muito mais do que para ir ao encontro de oportunidades profissionais mais promissoras.
Contido em REAd : revista eletrônica de administração. Porto Alegre. Edição 23, vol. 7, n. 5 (set/out 2001), documento eletrônico
Assunto Demissão
Emprego
Empresa pública
Motivação
Trabalho
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/19466
Arquivos Descrição Formato
000308980.pdf (46.97Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.