Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Pedro de Almeidapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Renan Uritz dospt_BR
dc.date.accessioned2019-06-01T02:39:31Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194889pt_BR
dc.description.abstractA necessidade de aprimoramento da gestão de Organizações da Sociedade Civil (OSC) tem sido objeto de crescente preocupação nos últimos anos. Em Porto Alegre, uma Organização Não-Governamental conhecida como Parceiros voluntários executa um projeto conhecido como Educando para a Transparência, que busca capacitar gestores de OSC acerca dos princípios de transparência e prestação de contas em suas organizações. No entanto, mesmo após concluída a capacitação, algumas organizações enfrentam dificuldades para implementar as práticas de gestão ensinadas. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi identificar quais dificuldades relacionadas ao projeto e as OSC apresentam-se como barreiras para a implementação das práticas de gestão aprendidas no projeto. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisas bibliográfica e documental, observação simples, entrevistas informais e aplicação de um questionário. Foi realizada uma análise interpretativa dos dados obtidos com o questionário e contrastados com os demais métodos utilizados, a fim de verificar os pressupostos pré-estabelecidos por meio da análise documental de potenciais dificuldades. Os resultados mostraram que existem duas barreiras relacionadas ao próprio projeto e quatro relacionadas às OSC, para as quais foram sugeridas estratégias de superação. Este trabalho então promoveu o desenvolvimento de conhecimento científico para um tema cujo referencial teórico é escasso e fragmentado, e também permitiu a sua aplicação para melhoria do projeto Educando para a Transparência e para o aprimoramento da gestão das OSC que enfrentam dificuldades de gestão.pt
dc.description.abstractThe necessity to improve the management of Civil Society Organizations (CSOs) has been a subject of increasing concern in recent years. In Porto Alegre, a Non-Governmental Organization known as Parceiros Voluntários (Volunteer Partners) performs a project known as Educando para a Transparência (Educating for Transparency), which seeks to empower CSO managers on the principles of transparency and accountability in their organizations. However, even after training is completed, some organizations face difficulties in implementing the management practices taught. Thus, the objective of this research paper was to identify which difficulties related to the project and the CSOs present themselves as barriers to the implementation of the management practices learned in the project. The methodology used was based on bibliographical and documentary research, simple observation, informal interviews and application of a questionnaire. An interpretative analysis of the data obtained with the questionnaire was performed and contrasted with the other methods used, in order to verify the pre-established suppositions by means of documentary analysis of potential difficulties. The results showed that there are two barriers related to the project and four related to the CSOs, for which strategies of overcoming were suggested. This work then promoted the development of scientific knowledge for a topic whose theoretical reference is scarce and fragmented, and allowed its application for improve the project Educating for Transparency and for improvement of the management of CSOs facing management difficulties.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTransparência (Administração)pt_BR
dc.subjectCivil Society Organizationsen
dc.subjectSociedade civilpt_BR
dc.subjectThird Sectoren
dc.subjectPrestação de contaspt_BR
dc.subjectImplementationen
dc.subjectDifficulten
dc.subjectManagementen
dc.titleDificuldades de gestão em OSC : análise das dificuldades para implementação das práticas de gestão do projeto Educando para a Transparênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001091369pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples