Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBecker, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorTerribile, Mayara de Andradept_BR
dc.date.accessioned2019-06-01T02:39:40Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194902pt_BR
dc.description.abstractTanto na história da ciência quanto na história do desenvolvimento cognitivo do sujeito podemos vislumbrar inúmeros exemplos de produção de novidade. A principal área do conhecimento que investiga como a ciência e o sujeito produzem conhecimentos novos é a Epistemologia. As características gerais das Epistemologias clássicas (do empirismo e do apriorismo) impedem que essas concepções epistemológicas expliquem satisfatoriamente o processo de produção de novidade. No entanto, esse processo é explicado de modo satisfatório pelo construtivismo de Jean Piaget através do mecanismo da abstração reflexionante. Por que o construtivismo de Jean Piaget dá conta de explicar o processo de produção de novidade e as Epistemologias Clássicas não? A presente dissertação visa a responder a esse questionamentopt
dc.description.abstractThroughout the history of science and the history of the subject’s cognitive development, it is possible to discern numerous examples of novelty production. Epistemology is the chief area of knowledge which investigates how science and the subject produce new knowledge. The general characteristics of the classical schools of Epistemology (Empiricism and Apriorism) do not allow these epistemological constructs to satisfactorily explain the production of novelty. Nevertheless, this process has been satisfactorily explained by Jean Piaget’s Constructivism, through the mechanism of reflective abstraction. Why is Piaget’s constructivism able to cope with the process of novelty production whereas the classical schools of Epistemology fail to do so? The present thesis aims at answering this very question.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectEpistemologyen
dc.subjectEmpirismopt_BR
dc.subjectGenetic Epistemologyen
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectEmpiricismen
dc.subjectConstructivismen
dc.titleProdução de novidade : o construtivismo de Jean Piagetpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001094908pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples