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dc.contributor.advisorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.contributor.authorVieira, Tatiane Bergmann Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-01T02:39:57Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194943pt_BR
dc.description.abstractAs organizações, cada vez mais inseridas em um cenário econômico complexo e exigente, passam a enxergar seus funcionários como parte integrante dos esforços para o alcance de seus objetivos. Dessa forma, investem tempo e recursos para que os indivíduos participem de processos de aprendizagem, formais ou informais, que, muitas vezes, proporcionam desenvolvimento profissional. O presente trabalho tem como principal finalidade compreender qual é o impacto dos processos de aprendizagem informais no desenvolvimento profissional dos estagiários no âmbito da administração, buscando identificar a tendência das organizações de aderir ou rejeitar estratégias de aprendizagem informal. e como isto influencia no desenvolvimento profissional desses indivíduos. Para isso, utilizou-se o método qualitativo-quantitativo de pesquisa, desenvolvido em duas etapas: a aplicação de um questionário do tipo survey com escalas likert e, posteriormente, a realização de entrevistas em profundidade. O questionário foi aplicado a 51 estudantes do curso de graduação em administração da UFRGS matriculados nos últimos quatro semestres e que tiveram experiência de estágio nos últimos 2 anos, e posteriormente foram realizadas entrevistas em profundidade com 4 desses respondentes. Na análise dos resultados, verificou-se que as percepções dos estagiários quanto as oportunidades de aprendizagem formal promovidas pelas organizações apontam que essas são escassas; que o suporte a aprendizagem informal oferecido pelas organizações é relativamente alto; e que o desenvolvimento profissional dos indivíduos é elevado. Foi possível identificar que as práticas de aprendizagem informal mais valorizadas pelos estagiários são a interação com os colegas e a motivação própria, advindas de momentos de dificuldades e dúvidas. Evidenciou-se, também, que há uma relação de interdependência entre os processos de aprendizagem informal e desenvolvimento profissional dos estagiários.pt
dc.description.abstractOrganizations, increasingly inserted in a complex and demanding economic scenario, begin to see their employees as part of efforts to reach their goals. In this way, they invest time and resources so that individuals participate in learning processes, formal or informal, which often provide professional development. The main purpose of this paper is to understand the impact of informal learning processes on the professional development of interns in the scope of administration, seeking to identify the tendency of organizations to adhere to or reject informal learning strategies. and how this influences the professional development of these individuals. For this, the qualitative-quantitative method of research was used, developed in two stages: the application of a questionnaire of the survey type with likert scales and, later, the accomplishment of in-depth interviews. The questionnaire was applied to 51 students from the administration graduation course at UFRGS enrolled in the last four semesters and who have had internship experience in the last 2 years, and then in-depth interviews were conducted with 4 of these respondents. In the analysis of the results, it was verified that the interns perceptions regarding the opportunities of formal learning promoted by the organizations indicate that these are scarce; that the support for informal learning offered by organizations is relatively high; and that the professional development of individuals is high. It was possible to identify that the informal learning practices most valued by the trainees are the interaction with the colleagues and their own motivation, provided by moments of difficulties and doubts. It was also evidenced that there is a interdependence relation between the processes of informal learning and professional development of interns.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAdministrationen
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectProfessional Developmenten
dc.subjectEstagiáriospt_BR
dc.subjectInformal Learningen
dc.subjectCurso de administraçãopt_BR
dc.subjectInternshipen
dc.titleO papel da aprendizagem informal no desenvolvimento profissional de estagiários em Administração da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001091731pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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