Repositório Digital

A- A A+

Análise do significado do trabalho dos juízes em Mato Grosso do Sul

.

Análise do significado do trabalho dos juízes em Mato Grosso do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise do significado do trabalho dos juízes em Mato Grosso do Sul
Autor Mazzilli, Claudio Pinho
Paixao, Regina da
Resumo A justiça, valor presente em todas as sociedades, oferece leituras diferenciadas e até mesmo contraditórias; pela ótica liberal, a justiça pode ser entendida como instrumento de garantia das liberdades individuais e coletivas, apoiando-se no pressuposto de que todos são iguais perante a lei; na visão de mundo socialista, a justiça e o aparato jurídico podem ser analisados como aparelhos ideológicos do estado, ao lado da família, da escola, do sistema político partidário, da igreja, dos instrumentos de informação e da cultura.. O juiz de direito,conhecedor das visões de mundo acima explicitadas, pode entrar em conflito entre suas convicções ideológicas e a necessidade imperiosa de fazer cumprir a lei, mesmo percebendo que o Estado pode não deter as condições adequadas para tal, principalmente no que diz respeito às questões relativas ao aprisionamento e aos princípios estabelecidos para a ressocialização do indivíduo Nosso estudo possui como objetivo analisar as relações existentes entre o significado do trabalho e o binômio sofrimento e prazer no exercício profissional dos juízes de direito sul- matogrossenses. Como metodologia de pesquisa privilegiamos o estudo de caso qualitativo, sendo utilizada para interpretação dos dados a análise de conteúdo. Os resultados são apresentados através de duas categorias finais de análise: o significado do trabalho e a construção da identidade e sofrimento e prazer. As conclusões apresentadas ressaltam o significado do trabalho através de uma ótica dialética assim como propõem sugestões para a sua redefinição.
Contido em REAd : revista eletrônica de administração. Porto Alegre. Edição 25, vol. 8, n. 1 (jan./fev. 2002), documento eletrônico
Assunto Burocracia
Exercício profissional
Juiz : Direito
Mato grosso do sul
Recursos humanos : Trabalho : Satisfação : Motivação : Relações humanas
Serviço público
Sofrimento e prazer : Trabalho
Trabalho : Significado
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/19531
Arquivos Descrição Formato
000329821.pdf (58.37Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.