Mostrar registro simples

dc.contributor.authorValentini, Nadia Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:10:25Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.issn0104-754Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/19532pt_BR
dc.description.abstractOs objetivos deste estudo foram investigar as percepções de competência e desempenho motor de crianças, e as relações entre estas percepções e o desempenho motor de meninos e meninas de diferentes idades. Oitenta e oito crianças foram testadas através Test of Gross Motor Development e responderam a Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance. Os resultados sugerem que: (1) meninos e meninas de diferentes idades evidenciam percepções similares, porém não são precisos com relação a estas percepções (2) crianças mais velhas exibem desempenho locomotor superior, porém não existem diferenças nas habilidades de controle de objetos nos grupos etários; (3) meninos e meninas evidenciam desempenhos locomotores similares, porém meninos evidenciam superioridade nas habilidade de controle de objetos; (4) desenvolvimento motor atual não se configura como preditor de percepção de competência. Instrução e oportunidades de movimento são críticos para o desenvolvimento motor e para a construção de percepções de competência realísticas em crianças.pt_BR
dc.description.abstractThe objectives ofthis study were to (1) determine gender and age differences for perceived physical competence and motor performance, and (2) exam the relationship between perceived physical competence and actual motor skill competence in children. Children (N=88) individually completed the Harter andPike (1984) Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance. The subject's actual motor skill performance was measured by using Ulrich 's (1985) Test ofGross Motor Development. The results suggested that: (1) boys and girls at different age group showed similar perceptions of competence, however were not precise about these perceptions; (2) older children showed a better locomotor performance, but a similar object control performance when compared to younger children; (3) boys and girls had a similar locomotor performance, however boys were superior on the object control performance when compared to girls; (4) actual motor performance is not apredictor of perceived competence. Movement instruction and opportunities are criticai for motor development and realistic perceptions of competence.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMovimento. Vol. 8, n. 2 (maio/ago. 2002), p. 51-62pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.titlePercepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas : um estudo transversalpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000329953pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples