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Estimated mental retardation and school dropout in a sample of students from state public schools in Porto Alegre, Brazil

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Estimated mental retardation and school dropout in a sample of students from state public schools in Porto Alegre, Brazil

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Título Estimated mental retardation and school dropout in a sample of students from state public schools in Porto Alegre, Brazil
Outro título Retardo mental estimado e evasão escolar em uma amostra de estudantes da rede estadual de Porto Alegre
Autor Tramontina, Silzá
Martins, Silvia de Oliveira
Michalowski, Mariana Bohns
Souza, Carla Ruffoni Ketzer de
Eizirik, Mariana
Biederman, Joseph
Rohde, Luis Augusto Paim
Resumo Objetivos: Avaliar a associação entre retardo mental estimado (RM) e evasão escolar numa amostra de escolares de terceira e quarta séries da rede estadual de Porto Alegre. Método: Neste estudo caso-controle, estudantes que evadiram da escola (n=44) e um grupo controle que se mantinha na escola (n=44) tiveram o seu quociente de inteligência (QI) determinado através dos sub-testes vocabulário e cubos da Escala de Inteligência de Wescheler – terceira edição (WISC–III). Estudantes com QI<70 foram considerados potenciais casos de RM. Outros transtornos mentais prevalentes nesta faixa etária foram avaliados nos dois grupos por meio da aplicação da Entrevista para Transtornos Afetivos e Esquizofrenia na Idade Escolar- Versão Epidemiológica, 4ª versão em português (K-SADS-E). Resultados: O grupo de evadidos apresentou um número significativamente maior de indivíduos com provável RM do que o grupo controle (p<0,001). A razão de chances para evasão escolar manteve-se significativamente maior para os indivíduos com RM estimado, mesmo após ajuste para potenciais variáveis confundidoras (idade, transtorno de conduta, repetência escolar, renda e estrutura familiar) (p<0,01). Conclusão: Crianças com menor capacidade de inteligência representam um grupo de risco para evasão escolar, necessitando estratégias, em nível escolar, que possibilitem o seu reconhecimento e adequada inclusão no processo de aprendizagem.
Abstract Objectives: To assess the association between estimated Mental Retardation (MR) and school dropout in a sample of students of the third and fourth grades at state schools in Porto Alegre, the capital of the southernmost state of Brazil. Method: In this case - control study, students that dropped out from schools (n=44) and a control group who continued attending schools (n=44) had their intelligence quotient (IQ) determined by the vocabulary and cubes subtests of the Wescheler Intelligence Scale = third edition (WISC-III). Students with IQ lower than 70 were considered as potential cases of MR. Other prevalent mental disorders in this age range were assessed in both groups using the Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia for School– Age Children, Epidemiological Version (K-SADS-E).( Continue) Results: The prevalence of potential MR was significantly higher in the dropped out group than in the control group (p<0.001). Odds ratio for school dropout was significantly higher in the presence of MR even after controlling for potentially confounding factors (age, conduct disorder, grade repetition, family structure and income) (p<0.01). Conclusion: Children with IQ lower than 70 (potential MR) were at higher risk for school dropout. These children need to be identified at school and specific educational strategies should be implemented to assure their inclusion in the learning process.
Contido em Revista brasileira de psiquiatria = Brazilian journal of psychiatry. São Paulo, SP. Vol. 24, n. 4 (out. 2002), p. 177-181
Assunto Escola pública
Estudantes
Evasão escolar
Retardo mental
[en] Absenteeism
[en] Mental retardation
[en] School dropouts
[en] Students
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/19568
Arquivos Descrição Formato
000338971.pdf (154.7Kb) Texto completo (inglês) Adobe PDF Visualizar/abrir

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