Repositório Digital

A- A A+

Organizações no espaço cibernético : estudo comparativo Altavista e Amazon Books

.

Organizações no espaço cibernético : estudo comparativo Altavista e Amazon Books

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Organizações no espaço cibernético : estudo comparativo Altavista e Amazon Books
Autor Cano, Carlos Baldessarini
Becker, Joao Luiz
Freitas, Henrique Mello Rodrigues de
Resumo As organizações passam por mudanças revolucionárias ao incorporar potencialidades surgidas com a convergência tecnológica das indústrias de computação, telecomunicações e realidade virtual. A cha-mada organização virtual (OV) tem explorado, ao máximo, estas potencialidades, usando, em sua estru-turação e operação, inovações tecnológicas que se traduzem, na prática, em características sui generis. Busca-se aqui a verificação da existência destas características peculiares, em organizações virtuais destaques no cenário empresarial. Dois casos são analisados: o serviço de buscas automáticas AltaVis-ta e a livraria virtual Amazon Books. Para tal, elaborou-se um protocolo de análise englobando seis ca-tegorias analíticas: processos virtualizados, instalações físicas, atendimento ao cliente, fractalidade, confiança e aprendizado organizacional. Os dados foram coletados por observação direta nos “sites” das organizações, consultas específicas via correspondência, bancos de informações, literatura especia-lizada e mídia em geral. Os resultados do estudo indicam claramente que as características investiga-das estão presentes, formando a base operacional das empresas estudadas. O protocolo usado no estu-do demonstrou o seu valor para analisar este novo tipo de organização.
Abstract Organizations are currently facing revolutionary changes as they incorporate new communication and information technology as well as virtual reality. The so called virtual organization (VO) has explored these new potentialities to the maximum extent, basing its structure and operation on technological in-novations that gives rise to truly sui generis characteristics. In this paper we seek to highlight these distinct characteristics studying two cases (Altavista and Amazon Books). We follow a specific analy-sis protocol with six analytical categories: virtual processes, physical installations, client services, fractality, trust and organizational learning. Data were gathered by direct observation on the corpo-rations web sites, direct correspondence by mail and e-mail, data files, as well as technical literature and other media in general. Results clearly indicate the presence of the investigated characteristics, forming the operational base of the corporations analyzed. The protocol used in the study has proved its value to analyze this kind of organizations.
Contido em RAE - eletrônica. São Paulo, SP. Vol. 1, n. 2 (jul./dez. 2002), p. 1-24
Assunto Ciberespaço
Comércio eletrônico
Espaço virtual
Internet
Organização virtual
[en] Case study
[en] Cyber space
[en] Virtual organizations
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/19683
Arquivos Descrição Formato
000379788.pdf (496.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.