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dc.contributor.advisorFischer, Gilberto Buenopt_BR
dc.contributor.authorMiranda, Vanessa Souza Gigoski dept_BR
dc.date.accessioned2019-07-12T02:36:16Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/196854pt_BR
dc.description.abstractAs alterações de deglutição, chamadas Disfagia, são identificadas nos pacientes com traqueostomia, devido às alterações funcionais e mecânicas que podem estar presentes nesses indivíduos. A válvula de fala é um dispositivo utilizado na reabilitação fonoaudiológica dos pacientes traqueostomizados, e tem benefícios para a deglutição, já identificada em estudos com adultos. Porém, em crianças, ainda são poucos os estudos científicos que identificam os benefícios para a deglutição, e nenhum deles, compara o uso de válvula de fala com pacientes traqueostomizados sem o uso do dispositivo. A presente dissertação tem como objetivos de explicar aos fonoaudiólogos como fazer revisão sistemática e da importância de revisões sistemáticas de qualidade na área, orientando os fonoaudiólogos na protocolação, elaboração e metanálise. Também, como objetivo, identificar os benefícios sobre deglutição em crianças traqueostomizadas com uso de válvula de fala, quando comparadas às crianças que não utilizam, através da realização de uma revisão sistemática. Nessa, foram identificados 9 estudos na literatura, sendo 3 com válvula de fala e 6 em crianças traqueostomizadas, que apresentassem o desfecho disfagia. Realizamos metanálises dos estudos que avaliaram deglutição de crianças traqueostomizadas, para os desfechos: disfagia, atraso no disparo do reflexo de deglutição, penetração e aspiração laringotraqueal. Foi observado que as crianças traqueostomizadas sem uso de válvula de fala, apresentam maiores percentuais de disfagia e alterações de deglutição, porém, sem haver uma população homogênea estudada. Para tanto, é necessário que se iniciem os estudos comparando o uso de válvula de fala e sem ela, em pacientes pediátricos, a fim de identificar os benefícios para a deglutição ou não.pt_BR
dc.description.abstractSwallowing changes, called dysphagia, are identified in patients with tracheostomy due to the functional and mechanical changes that may be present in these individuals. The speech valve is a device used in the speech-language rehabilitation of tracheostomized patients, and has benefits for swallowing, already identified in studies with adults. However, in children, there are still few scientific studies that identify the benefits to swallowing, and none of them compare the use of a speech valve with tracheostomized patients without the use of the device. The purpose of this dissertation is to explain to audiologists how to systematically review the importance of systematic reviews of quality in the area, orienting speech therapists in protocol, elaboration and meta-analysis. Also, as objective, to identify the benefits on swallowing in tracheostomized children with speech valve use, when compared to children who do not use, through a systematic review. Nessa, 9 studies were identified in the literature, being 3 with speech valve and 6 in tracheostomized children, who presented the dysphagia outcome. We performed meta-analyzes of studies that evaluated swallowing of tracheostomized children for the outcomes: dysphagia, delayed triggering of swallowing reflex, laryngotracheal penetration and aspiration. It was observed that tracheostomized children without the use of a speech valve had higher percentages of dysphagia and swallowing changes, but without a homogeneous population studied. To do so, it is necessary to start the studies comparing the use of and without the use of a speech valve in pediatric patients, in order to identify the benefits to swallowing or not.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTranstornos de deglutiçãopt_BR
dc.subjectTraqueostomiapt_BR
dc.subjectFalapt_BR
dc.subjectRevisãopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleDeglutição em pacientes pediátricos com traqueostomia e válvula de falapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBarbosa, Lisiane de Rosapt_BR
dc.identifier.nrb001091271pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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