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Atividades cotidianas de crianças em situação de rua

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Atividades cotidianas de crianças em situação de rua

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Título Atividades cotidianas de crianças em situação de rua
Outro título Daily activities of street children
Autor Alves, Paola Biasoli
Koller, Silvia Helena
Silva, Aline Santos e
Santos, Clarisse Longo dos
Silva, Milena da Rosa
Reppold, Caroline Tozzi
Prade, Luciano Telles
Resumo Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa descritiva da observação de atividades cotidianas de vinte crianças em situação de rua da área central de Porto Alegre, Brasil. Os dados foram coletados através de uma metodologia observacional elaborada especificamente para utilização em pesquisas no contexto da rua, associada a uma entrevista estruturada para obtenção de dados bio-sócio-demográficos. Os resultados revelam que as crianças utilizam o espaço da rua para diversas atividades, incluindo tarefas que garantem a subsistência pessoal e, às vezes, da família. Foram também observadas brincadeiras solitárias ou em grupo, demonstrando que embora estejam em atividade de trabalho, continuam sendo crianças em desenvolvimento. A discussão dos dados, baseada na Teoria dos Sistemas Ecológicos, salienta a importância de estudos que descrevam os aspectos saudáveis que meninos e meninas em situação de rua podem apresentar neste ambiente. Alternativas de intervenção nesta situação devem enfatizar a participação comunitária e da sociedade civil na efetivação de propostas de apoio sócio-afetivo para estas crianças e suas famílias.
Abstract This descriptive study shows the daily activities of twenty street children of Porto Alegre central area, Brazil. Observational methodology and a structured interview were elaborated for this research. The results revealed that children use the streets for diverse activities, including those that guarantee their personal surveillance and their families subsistence. Some solitary play was observed, demonstrating that even when working, those children keep developing characteristics. The data has been discussed based on the Ecological System Theory, pointing out the importance of studies that describe healthy aspects in that environment. Intervention may emphasize the community and the civil society participation to support those children and their families.
Contido em Psicologia : teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 18, n. 3 (set./dez. 2002), p. 305-313
Assunto Brinquedo
Criança
Populacoes de risco
Trabalho
[en] Children´s work
[en] Family
[en] Play
[en] Street
[en] Street children
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/19696
Arquivos Descrição Formato
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