Saberes docentes e recursos educacionais abertos: uma análise da presença dessas temáticas nos encontros de debates sobre o ensino de Química (2015 e 2016)
dc.contributor.author | Castro, Ronaldo Eismann de | pt_BR |
dc.contributor.author | Teixeira, Maria do Rocio Fontoura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-07-17T02:36:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526-2149 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/197006 | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir das importantes contribuições das produções científicas originadas dos Encontros de Debates de Ensino de Química (EDEQs) dos anos de 2015 e 2016, entende-se a relevância da realização de um trabalho com cunho bibliográfico a seu respeito. Para atender a essa demanda, foi realizada uma investigação exploratória dos conteúdos e dos temas dessas produções. Sendo assim, este artigo visa apresentar os resultados do mapeamento e da análise de dados dos trabalhos submetidos nesses dois encontros, a fim de sistematizar os saberes docentes e os recursos educacionais abertos abordados dentro das temáticas apresentadas. O resultado da análise permitiu concluir que os temas relacionados ao saber docente e aos recursos educacionais abertos estão inseridos na grande maioria dos trabalhos, sobressaindo-se, no período verificado, os assuntos relacionados ao saber docente. | pt_BR |
dc.description.abstract | From the important contributions of the scientific productions originated in the Chemistry Teaching Debates Meetings (EDEQs) in 2015 and 2016, it is understood that there is a great relevance on executing a bibliographical work about its production. In order to attend this demand, an exploratory investigation of the content and the themes of such production was realized. Thus, this article aims to present the results of mapping and analyzing the data collected in the works submitted in these two meetings in order to systematize the teaching knowledge and the open educational resources that were approached within the presented themes. The result of the analysis allowed us to conclude that the themes related to teaching knowledge and open educational resources are inserted in most of the works, standing out in the verified period the subjects related to teaching knowledge. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Prática Docente. Confresa, MT: Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Confresa. Vol. 3, n. 1 (jan./jun. 2018), p. 217-230 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Open Educational Resources | en |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Recursos educacionais abertos | pt_BR |
dc.subject | Teaching Knowledge | en |
dc.title | Saberes docentes e recursos educacionais abertos: uma análise da presença dessas temáticas nos encontros de debates sobre o ensino de Química (2015 e 2016) | pt_BR |
dc.title.alternative | Teachers'knowledge and open educational resources: an analysis of the presence of these topicsin the meeting of debates on the teaching of Chemistry (2015and 2016) | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001097525 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39166)Ciências Sociais Aplicadas (3971)