Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVelho, Cassiane Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorPedroso, Deborah Bissanipt_BR
dc.date.accessioned2019-07-26T02:31:54Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197440pt_BR
dc.description.abstractAs Instituições de Ensino Superior desempenham função fundamental para com os seus alunos e com a sociedade, por meio de intermediação ativa no processo educacional/profissional. Assim, o presente artigo objetiva analisar a aderência curricular vigente do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em relação à demanda do mercado profissional. Este estudo pode ser definido como descritivo, com abordagem qualitativa dos dados, por meio de procedimento documental. Os dados foram obtidos através de consulta de fontes primárias: sites de anúncio de emprego, jornal e junto à instituição objeto do estudo. A coleta dos dados resultou em 254 vagas destinadas à área contábil, bem como nas disciplinas do currículo de Ciências Contábeis da UFRGS. A partir do ordenamento dos dados, com a devida tabulação realizada em planilha, bem como o agrupamento por áreas afins, foi possível realizar as comparações entre os mesmos, buscando termos em comum. Como resultado, pode-se concluir que o Currículo da UFRGS atende as demandas profissionais do mercado, ressalvando o fato de que em alguns grupos de competências atende em maior ou menor grau. Além disso, enquanto a maior parte das vagas de emprego buscam profissionais capacitados para atender às demandas tributárias, contábeis e societárias, o Curso de Ciências Contábeis da UFRGS preocupa-se em emitir a sociedade e/ou mercado de trabalho perfis habilitados a contemplar cargos ligados a funções gerenciais, atuando junto a administração e auxiliando no planejamento, orçamento, tomada de decisões, entre outras.pt_BR
dc.description.abstractEducational institutions play a fundamental role towards students and society, by active intermediation in the educational/professional process. Thus, this article aims to analyze the current curricular adherence of the course of Accounting of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) in relation to the demand of the job market. This study can be defined as descriptive, with qualitative approach to data, by means of documentary procedure. The data were collected through consultation of primary sources: job websites, newspaper and in the educational institution itself. The data collection resulted in 254 job vacancies in the accounting area, as well as in the accounting sciences disciplines of UFRGS. Out of the data ordering, with the tabulation done in spreadsheet and the clustering of the related area, it was possible to perform as comparisons between them, looking for common terms. As a result, one can conclude that the Curriculum of UFRGS meets the demands of the job market, highlighting the fact that some groups of skills complies in higher or lower degree. In addition, while most job vacancies seeks employees capable to meet tax, accounting and corporate demands, the Accounting course at UFRGS is concerned to send to the society and/or the labor market profiles that contemplate roles related to management functions, acting in the administration and assisting in the planning, budgeting, decision-making, among others.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectCurricular Analysisen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectAccountingen
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectJob marketen
dc.subjectPorto Alegre, Região Metropolitana de (RS)pt_BR
dc.titleAnálise da aderência curricular do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em relação à demanda do mercado profissional da Região Metropolitana de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001097831pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples