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dc.contributor.advisorRosa, Aline Nunes dapt_BR
dc.contributor.authorCaon, Glauco Machadopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-03T02:31:56Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197658pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca articular uma coleção de conceitos esboçando um sistema conceitual que aponta para cinco determinadas qualidades plásticas, interdependentes e inerentes ao fenômeno da recreação, sendo essenciais para se educar com Artes. São elas a dinâmica do sistemas (do pensamento ‘em rede’), a transdisciplinaridade, a ludicidade (o brincar), a criatividade e o corpo (a corporeidade e a experiência com o corpo). Na investigação, observou-se que tudo aquilo que é criação, é também recriação; do mesmo modo, tudo aquilo que é aprendizagem, é reaprendizagem. Assim, estimulando-se o ato da (re)criação, por meio da dimensão recreativa, retroalimenta-se a curiosidade, o interesse e o gosto por aprender, a possibilidade da descoberta e da invenção, bem como outras faculdades da aprendizagem. A aprendizagem que constitui um processo de auto-organização de noções diversas (por exemplo: ideias, conceitos, abstrações, afetos, sentimentos, etc.), podendo se desdobrar no complexo e singular fenômeno emergente da ressignificação — propósito elementar em contextos educativos, não apenas relevante para as crianças e os adolescentes, mas para os adultos também.pt_BR
dc.description.abstractThis work seeks to articulate a collection of concepts sketching a conceptual system that points to five specific plastic qualities, interdependent and inherent to the phenomenon of recreation, being essential to educate with Arts. They are the dynamics of systems (of network thinking), transdisciplinarity, playfulness (play), creativity and the body (corporeality and experience with the body). In the investigation, it was observed that everything that is creation is also recreation; in the same way, all that is learning is relearning. Thus, by stimulating the act of (re)creation, through the recreational dimension, feedback is generated on curiosity, interest and taste for learning, the possibility of discovery and invention, as well as other faculties of learning. Learning that constitutes a process of self-organization of diverse notions (for example: ideas, concepts, abstractions, affections, feelings, etc.), being able to unfold in the complex and singular emerging phenomenon of re-signification – elementary purpose in educational contexts, not only relevant for children and teenagers, but for adults as well.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArtsen
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectPensamento sistêmicopt_BR
dc.subjectSystems thinkingen
dc.subjectNetworkingen
dc.subjectCriatividade : Artept_BR
dc.subjectRecreaçãopt_BR
dc.subjectTransdisciplinarityen
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.subjectPlayfulness – playen
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectCreativityen
dc.subjectBody – experienceen
dc.subjectRecreationen
dc.titleUm sistema recreativo e/ou recriativo : algumas condições para educar com artespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001098299pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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