Repositório Digital

A- A A+

Resistência à mudança em tempos de reestruturação produtiva do trabalho em uma empresa do setor plástico

.

Resistência à mudança em tempos de reestruturação produtiva do trabalho em uma empresa do setor plástico

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Resistência à mudança em tempos de reestruturação produtiva do trabalho em uma empresa do setor plástico
Autor Grisci, Carmem Ligia Iochins
Fedrizzi, Fabricia
Resumo O artigo discute a resistência à mudança em tempos de reestruturação produtiva do trabalho, desde a perspectiva dos gestores e dos trabalhadores em geral. Trata-se de um estudo de caso realizado em uma empresa de terceira geração do setor plástico. A coleta de dados deu-se através de entrevistas semiestruturadas, fontes documentais e iconográficas, e observação assistemática do cotidiano do trabalho. A análise dos dados priorizou a análise de conteúdo à luz do referencial teórico pertinente e discutiu dois eixos centrais: as facetas da reestruturação produtiva do trabalho na empresa; os modos de resistência à mudança provenientes da reestruturação produtiva do trabalho desde a percepção dos gestores e dos trabalhadores em geral. Os resultados indicam que a resistência à mudança, embora manifestada de forma diferenciada, se faz notar tanto nos trabalhadores em geral quanto nos gestores que são incumbidos de implementar as mudanças. A resistência aparece como um enigma no cotidiano do traba lho, atingindo os modos de ser e de viver dos gestores e dos trabalhadores em geral. Mostra-se de forma sutil, diferentemente da forma visível e de oposição comumente encontrada na literatura clássica.
Contido em REAd : revista eletrônica de administração. Porto Alegre. Edição 38, vol. 10, n. 2 (mar/abr 2004), documento eletrônico
Assunto Mudança organizacional
Reestruturação produtiva
Resistência à mudança
Trabalho
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/19791
Arquivos Descrição Formato
000415246.pdf (278.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.