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dc.contributor.authorPedrozo, Eugenio Avilapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Tania Nunes dapt_BR
dc.contributor.authorTakitane, Izabel Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:11:44Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn1413-2311pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/19818pt_BR
dc.description.abstractGrandes mudanças, relacionadas ao meio ambiente, estão ocorrendo e sendo discutidas por um crescente número tanto de especialistas como de membros da sociedade em geral. A maneira como os alimentos são produzidos também causa impactos no meio ambiente e na saúde das pessoas. Novas estratégias emergem para tratar da segurança dos alimentos. Elas não são somente baseadas em fatores econômicos ou organizacionais, mas, também, em novos padrões no consumo de alimentos, com ênfase em características do desenvolvimento sustentável. Além disso, são cada vez mais valorizados os arranjos produtivos (ou organizacionais), como o das “cooperativas de consumidores”, baseadas nos conceitos de redes sociais e legitimadas por processos institucionais. Essas novas configurações podem auxiliar na aplicação e difusão de novos conceitos no mercado de alimentos e podem avançar em direção a alternativas mais sustentáveis. Usando um estudo exploratório baseado na experiência do Seikatsu Club, que se orienta pelo movimento Agricultura Apoiada na Comunidade (Community Supported Agriculture – CSA) e pelo Sistema Sanchoku. Esses movimentos e as ações por eles praticadas proporcionam benefícios devido ao relacionamento mais direto entre consumidores de produtos orgânicos e produtores rurais orgânicos japoneses, que , também, participam de redes socia is e estão alinhados à lógica da sustentabilidade. Isso conduz a soluções mais sustentáveis para toda a sociedade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREAd : revista eletrônica de administração. Porto Alegre. Edição 39, vol. 10, n. 3 (maio/jun 2004), documento eletrônicopt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArranjos produtivospt_BR
dc.subjectSegurança alimentarpt_BR
dc.subjectCooperativas de consumopt_BR
dc.titleO Seikatsu Club : imbricamento entre redes sociais, segurança dos alimentos, sustentabilidade e o processo institucional no Japãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000430171pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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