Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWanderer, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorCanto, Cecília Bobsin dopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-29T02:35:35Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198654pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo analisar a experiência da matemática escolar nos dias atuais e as possíveis ressignificações desta experiência pela leitura literária. Os objetivos específicos são: a) discutir acerca do que um texto literário pode fazer no sujeito; b) problematizar as marcas do conhecimento matemático escolar; c) refletir a respeito da relação entre matemática e literatura. A questão que animou este estudo está assim expressa: que modos de perceber e/ou se relacionar com a matemática são possíveis de identificar nos diversos escritos de alunos que frequentam os Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul? Os aportes teóricos que sustentam a investigação ancoram-se nas teorizações de Jorge Larrosa, principalmente aquelas relacionadas ao conceito de experiência. O material empírico examinado advém de escritos de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Porto Alegre, gerados em dois movimentos: aplicação de questionários e produções textuais. Os questionários foram aplicados em todas as turmas de 6o, 7o e 8o anos do Ensino Fundamental da referida escola, contemplando perguntas concernentes ao lugar da escola e da matemática escolar. As produções textuais foram realizadas por uma parcela dos estudantes, com o propósito de buscar possíveis ressignificações da experiência da matemática escolar impulsionadas pela leitura literária, em especial, pela obra Alice no País do Espelho, de Lewis Carroll. A análise mostrou que, para os alunos, a matemática escolar é um campo discursivo constituído por enunciados como: “a matemática está em todo lugar” e “a matemática é uma matéria muito difícil”. Tais concepções produzem modos específicos de compreender a matemática escolar e de ser aluno na escola investigada. Por outro lado, quando mobilizados pela leitura literária trabalhada em sala de aula, os estudantes realizaram movimentos de questionamento da lógica presente tanto na matemática escolar quanto na vida em um sentido mais amplo, apontando para possíveis transformações da experiência que tinham da matemática escolar.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the experience of school mathematics nowadays and its possible redeterminations through literary reading. The specific goals are: a) discuss what a literary text can do in the subject; b) problematize the hallmarks of school mathematical knowledge; c) reflect on the relationship between mathematics and literature. The issue that inspired this study is thus expressed: what perceptions related to mathematics are possible to identify in the different writings of students who attend the Final Years of Elementary School in a public school in the city of Porto Alegre – Rio Grande do Sul ? The theoretical contributions that base the research are anchored in the theories of Jorge Larrosa, especially those related to the concept of experience. The empirical material examined comes from the writings of students from the Final Years of Elementary School, from a public school in the city of Porto Alegre, generated in two movements: application of questionnaires and textual productions. The questionnaires were applied to all classes of 6th, 7th and 8th years of elementary school, contemplating issues concerning the school purpose/stance and school mathematics. The textual productions were made by part of the students, with the purpose of seeking possible redeterminations of the experience of the school mathematics stimulated by the literary reading, especially working with the masterpiece Through the looking-glass, by Lewis Carroll. The analysis showed that, for students, school mathematics is a discursive field made up of statements such as "mathematics is everywhere" and "mathematics is a very difficult subject". Such conceptions produce specific ways to understand school mathematics and how it is to be a student in the school investigated. On the other hand, when mobilized by the literary reading seen in the classroom, the students made moves to question the logic presented in both school mathematics and life in a broader sense, pointing to possible transformations of their experience of school mathematics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExperienceen
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectSchool mathematicsen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectLiterary readingen
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.subjectFormationen
dc.subjectFinal Years of Elementary Educationen
dc.titleEnamoramento entre matemática e literatura experiências linguageiraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001099991pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples