Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilveira, Rosa Maria Hesselpt_BR
dc.contributor.authorGarbin, Elisabete Mariapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-05T02:33:10Zpt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198792pt_BR
dc.description.abstractO objetivo principal deste estudo é delinear aspectos da constituição de identidades musicais juvenis através da análise de chats sobre música da Internet, tentando caracterizar as inter-relações entre essa emergente cultura e tais identidades. Para tal, busquei estudar como jovens - encontrados arbitrariamente nos chats destinados à música - mostram, entendem, investem neste ou naquele gênero musical, como buscam imitar seus astros, como se mostram como "fazedores/as de música", como se situam geograficamente num "tão longe tão perto" que se faz na Rede, e como emergem alguns traços de identidades de gênero, de etnia, na tentativa de entender a forma como tais gostos e disposições musicais contribuem para os processos de construção de suas identidades e quais são elas. O arcabouço teórico estruturou-se de várias matrizes, pelo fato da temática constituir-se numa espécie de tripé que reúne temas como Internet, Juventudes e Música, um terreno bastante novo no panorama acadêmico. Assim que Stuart Hall, Kathryn Woodward, Simon Frith, Néstor García Canclini, Norma Alicia Fatala, Mário Margulis e Marcelo Urresti, Roy Shuker, Hermano Vianna, Micael Herschmann, Douglas Kellner, entre outros/as, foram os principais autores/a trabalhados neste estudo. Quanto à abordagem metodológica, levando em conta o fato de que os Estudos Culturais não têm uma metodologia distinta, e a constroem em relação ao objeto de estudo, no caso desse estudo não me interessei por buscar "causas" nas conversas virtuais sobre música entre os/as jovens, mas partir de suas conversas e mostrar como elas refletem e simultaneamente operam na construção das suas identidades. Os dados trabalhados foram 112 chats gravados durante os anos de 1999, 2000 até janeiro de 2001, da sala de Música, da sala MTV, e sala Papo-Cabeça do site "Variados" do portal UOL e da sala de Música do site "Cult" do portal TERRA. O capítulo I aborda a Internet como um fenômeno presente em nossas vidas urbanas, profissionais, sociais, afetivas, etc. e, em especial, nas vidas dos/as jovens. Discuto nele a legitimidade de se falar em "comunidades" ao se tratar de relações estabelecidas através da rede e discorro sobre nicknames e a linguagem internáutica, fornecendo ferramentas para o entendimento básico do que seja e como funciona um chat na Internet. No capítulo II, trago pistas para a discussão atual de juventude, rediscutindo diversas formas de concebê-la, abordando suas tribos, suas preferências musicais, seus desafios, retomando a questão das "culturas juvenis". Discuto, ainda, a relação entre os conceitos de juventude, mercado, transgressão e, em especial, o consumo de música. O capítulo III aborda especificamente os gêneros musicais citados nos chats, delineando a história do rock e suas principais divisões, focalizando sua ligação com a indústria cultural e com o seu propalado caráter de contestação; trago, ainda, breve nota sobre o "pagode" como gênero musical. No capítulo IV, discuto algumas questões relacionadas à mídia, trazendo alguma notícia sobre os estudos de comunicação e a maneira como a audiência tem sido concebida. Retomo as definições de tietagem e de idolatria, focalizando, especificamente, as questões de audiência de rock. No capítulo V, realizo a análise dos chats, alimentada com exemplos retirados de excertos, focalizando nicknames como marcadores de identidades, a cultura do rock e juventudes, a demarcação e ronteiras entre "nós" e os/as "outros/as", mais especificamente em relação aos/as internautas roqueiros/as e pagodeiros/as, além de outros aspectos que apontam para outras possibilidades analíticas. Nas Considerações Finais, retomo alguns temas recorrentes nos diversos passos da análise, como desterritorialização e novas fronteiras, virtualidades e identidades, o discurso como espaço de representação e/ou criação de identidades, identidades juvenis e gênero, relação entre atividades de ócio, de lazer e identidades. De qualquer forma o estudo não esgota nenhum dos assuntos abordados, atuando principalmente como abertura para novos olhares sobre uma temática que só agora emerge como relevante no panorama dos Estudos Culturais em Educação.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this study is to outline aspects of the constitution of juvenile identities through the analysis of chat rooms about music on Internet, in order to characterise the interrelations between this emergent culture and such identities. Therefore, it was studied how teenagers - chosen arbitrarily from chat rooms about music - show, understand and invest in different kinds of music, how they search for imitation of their stars, how they stand as producers of their own music, how they are demographically located so far and at the same time so near on the net and how some identities traits of gender, ethnicity emerge, trying to understand how the music they listen to and musical dispositions contribute to the processes of building their identities and what they are. The theoretical framework was based on severa! sources because the thematic is constituted like a tripod joining subjects such as Internet, youth and music, a very new academic field. So, Stuart Hall, Kathryn W oodward, Simon Frith, Nestor Garcia Canclini, Norma Alicia Fatala, Mario Margulis and Marcelo Urresti, Roi Shuker, Hermano Vianna, Micael Herschmann, Douglas Kellner and others were the main authors studied. In reference to the methodological approach, taking into account the fact that the cultural studies don't have a distinct methodology, and build them in relation to the object of the study, which I haven't been interested in looking for "the reasons" referring to the chats about music among teenagers, but tak:ing their conversations, and to show how these discourses reflect and simultaneously act to build their identities. The data was taken from 112 chats recorded during 1999, 2000 until January 2001, ofthe Music room, MTV room and "Papo-Cabeça" of the site "Variados" at UOL gateway and Music room ofthe site "Cult" at Terra gateway. Chapter I deals with Internet as a real phenomenon in our urban, professional, social and affectionate lives and, particularly in teenagers' lives. Both the legality of talking about "communities" referring to the relations set up on the net is discussed and it is also presented nicknames and cybemauts' language, providing a basic comprehension on what an Internet chat is and how it works. In Chapter li some clues are given to a present discussion ofyouth, different ways of conceiving youth is rediscussed, taking into account their "groups", music preferences, their challenges, questioning the "juvenile cultures" again. The concepts of youth, market, transgressions and specifically music consumption is discussed. In Chapter III the musical genders cited on the chats are presented, outlining the history of rock and its main divisions, focusing its link with the cultural industry and its so called contesting feature. There are also some notes of "pagode" as a musical gender.In Chapter IV some questions related to the media are discussed, and there is also some news about the communication studies and how the attendance is been conceived. Worship and the fans' behaviour are redefíned, focusing particularly on rock attendance questions.In Cbapter V tbe analysis of cbats is given based on examples taken from excerpts, focusing nicknames as identities markers, rock culture and youtb, tbe delimitation of bounders between "we" and the "others", particularly related to the rock and "pagodeiros" cybemauts, besides some other aspects that point to other analytical possibilities. At the final considerations some of the recurring themes tbroughout several steps of the analysis are discussed again, as boundless and new borders, virtually and identities, discourses as space of representation and/or creation of identities, juvenile identities and gender, relation between idleness, leisure and identities. Anyway, the study doesn't saturate the subjects approacbed, permitting new views over a thematic that is emerging from the outlook for the Cultural Studies in Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIdentidade musicalpt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectChatpt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.titlewww.identidadesmusicaisjuvenis.com.br : um estudo de chats sobre música da Internetpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000312107pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2001pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples