Repositório Digital

A- A A+

Limites e possibilidades de uma ação educativa na reducão da vulnerabilidade à violência e à homofobia

.

Limites e possibilidades de uma ação educativa na reducão da vulnerabilidade à violência e à homofobia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Limites e possibilidades de uma ação educativa na reducão da vulnerabilidade à violência e à homofobia
Outro título Limits and possibilities of an educational action in the reduction of the vulnerability to violence and homophobia
Autor Borges, Zulmira Newlands
Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
Resumo Este artigo se propõe a analisar os limites e as possibilidades de uma ação educativa na redução da vulnerabilidade à violência e à homofobia. Esta ação tem sido financiada pelo programa “Brasil Sem Homofobia”, do Ministério da Saúde, e apoiada pelo Ministério da Educação. O objetivo dessa pesquisa foi entender o que os/as professores/as perceberam como dificuldades e problemas relativos a questões vinculadas à sexualidade e à homofobia, que os motivaram a buscar a capacitação no curso e que efeitos essa formação produziu em suas atividades escolares. A metodologia utilizada foram grupos de discussão e entrevistas com professoras que participaram, como alunas, da formação do curso “Educando para a Diversidade”. Os principais resultados mostram um recorrente pânico moral, que se refere à idéia de contaminação e estimulação de uma sexualidade não hegemônica, acabando por colocar os próprios participantes do referido curso em uma situação de vulnerabilidade perante a escola, colegas de profissão e familiares.
Abstract This article aims to analyze limits and possibilities of an educational action towards minimizing violence and homophobia. This action has been sponsored by the Health Ministry Program “Brasil Sem Homofobia”, supported by the Education Ministry. The target of this research was to understand what teachers have realized as difficulties and problems, related to sexuality and homophobia, what has motivated them to strive for a qualification in the course and what kinds of results this formation has produced in their school activities. The methodology used was focused on groups of discussion and interviews with teachers who had enrolled, as students, in the course “Educando para a Diversidade”. The main results show a strong moral panic related to the contamination and to the encouragement of a non-hegemonic sexuality, this situation end up putting, even those who have taken the course, in a vulnerable position, to face the school, profession colleagues and family.
Contido em Ensaio (Rio de Janeiro (1993) : avaliação e políticas públicas em educação. Vol. 16, n. 58 (jan./mar. 2008), p. 59-76
Assunto Homofobia
Violência
Vulnerabilidade
[en] Gender
[en] Homophobia
[en] Public policy
[en] Vulnerability
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/19888
Arquivos Descrição Formato
000452618.pdf (113.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.