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dc.contributor.authorBalestrin, Alsonespt_BR
dc.contributor.authorVargas, Lilia Mariapt_BR
dc.contributor.authorFayard, Pierre-Mariept_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:12:11Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.issn1413-2311pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/19914pt_BR
dc.description.abstractO conhecimento é reconhecido como um fator-chave à competitividade das organizações. Muito além do gerenciamento do conhecimento, Ikujiro Nonaka enfatiza que é a sua criação que representa um recurso estratégico para as empresas. As condições favoráveis para tanto passam pelo método SECI (Socialização – Externalização – Combinação – Internalização), mas principalmente pela emergência de um ba – conceito japonês que significa um espaço físico, virtual ou mental dentro do qual o conhecimento é gerado, partilhado e utilizado. Essa perspectiva japonesa sobre a criação de conhecimento organizacional suscita a seguinte problemática: Como as organizações poderão potencializar seus processos de criação de conhecimentos, sobretudo no caso das pequenas e médias empresas (PMEs)? Ao abordar tal questão, este artigo apresenta evidências de que o contexto de uma rede de cooperação entre PMEs poderá proporcionar um ambiente de aprendizado coletivo, representado sobretudo pela dinâmica de interação que ocorre entre as empresas. Para atingir o seu propósito, a primeira parte do artigo é consagrada à discussão dos construtos teóricos sobre criação de conhecimento nas organizações e sua relação com a teoria de redes. Na segunda parte, são apresentados os resultados de um estudo de caso realizado junto a uma rede de PMEs da indústria de confecções do sul do Brasil.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRead : revista eletrônica de administracão. Porto Alegre. Edição 43, vol. 11, n.1 (jan./fev. 2005), documento eletrônicopt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConhecimento : criaçãopt_BR
dc.subjectRedespt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.titleAmpliação interorganizacional do conhecimento : o caso das redes de cooperçãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000461890pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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