Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRoessler, Marta Maria Rateniekspt_BR
dc.contributor.authorSilva, Thaiely Costa dapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T03:48:37Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199174pt_BR
dc.description.abstractAdaptações são feitas em diversos ambientes da área da Educação Física. Quando tratamos de crianças, estas adaptações são ainda mais aplicadas. Nesta perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar memórias, registros e documentos que retratassem minha experiência com aulas de dança para crianças, relatando, mais especificamente, as adaptações que são necessárias para que crianças possam se desenvolver e ter um melhor desempenho. Fizeram parte desta pesquisa 9 turmas infantis, totalizando 45 crianças com idades entre 6 e 13 anos, em 4 anos analisados. A pesquisa foi realizada com os dados de uma escola de dança localizada na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul, onde são realizadas aulas para aprendizagem e treinos para competição. As adaptações que são realizadas nas aulas são diferentes em relação às aulas que são feitas para adultos, assim como os treinos. Fazem parte destas adaptações, mudanças nas músicas, nas atividades, nos movimentos, na progressão de movimentos e na cobrança de treinos, utilizando sempre mais enfoque para a ludicidade. Através das análises do material coletado, acredito que há grande importância nas adaptações em aulas de dança para crianças, assim como no incentivo à formação dos professores para esta faixa etária específica.pt_BR
dc.description.abstractAdaptations are made in several environments in the area of Physical Education. When we treat children, these adaptations are even more applied. In this perspective, the overall objective of this research was to analyze memories, records and documents that portrayed the researcher's experience with dance classes for children; more specifically, we describe the adaptations that are necessary for children to develop and perform better. This study included 9 children's groups, totaling 45 children aged 6 to 13 years, in 4 years analyzed. The research was carried out with data from a dance school located in the city of Canoas, Rio Grande do Sul, where classes are held for learning and training for competition. The adaptations that are made in the classes are different in relation to the classes that are made for adults, as well as the trainings. These adaptations include changes in music, activities, movements, movement progression and training charges, always using more focus for playfulness. Through the analyzes of the collected material, it was contacted that there is great importance in the adaptations in dance classes for children, as well as the incentive to the formation of the teachers for this specific age group.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectExperience Report with Danceen
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectChildrenen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectDanceen
dc.subjectExperience with Children in Dance.en
dc.subjectDance Classesen
dc.titleReconstruções em aulas de dança para crianças : um relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001100226pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples