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Quando aprender é perder tempo... : compondo relações entre linguagem, aprendizagem e sentido

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Quando aprender é perder tempo... : compondo relações entre linguagem, aprendizagem e sentido

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Título Quando aprender é perder tempo... : compondo relações entre linguagem, aprendizagem e sentido
Outro título When learning is wasting time… in the midst of language and meaning
Autor Elias, Carime Rossi
Axt, Margarete
Resumo Quando aprender é perder tempo.... compondo relações entre linguagem, aprendizagem e sentido. O artigo tece considerações acerca de relações entre concepções de aprendizagem e concepções de linguagem na escola. A um concepção de aprendizagem como transmissão de informações/ conhecimentos, articula-se uma concepção naturalizada de linguagem, como código transparente e neutro, pretendendo representar as coisas. Uma concepção de aprendizagem como construção/ desconstrução, por sua vez, teria como correlato uma concepção de linguagem como produção, tomada em sua natureza polissêmica. A argumentação é realizada a partir da obra de Gilles Deleuze que propõe que, para além das dimensões clássicas da linguagem - manifestação, designação e significação - que, em última instância, contribuem para que a linguagem seja tomada somente em sua função comunicativa, há que se levar em conta também a dimensão do sentido/acontecimento.
Abstract This text interlaces considerations about the relations between learning conceptions and learning conceptions in the school. Into a conception of learning as the transmission of information/ knowledge, it is articulated a conception naturalized in language as a transparent and neuter code that intends to represent things. A conception of learning as construction/deconstruction would have, in its turn, as a correlate, a conception of learning as production of the world taken in its polysemous nature. The argumentation is based on the work of Gilles Deleuze who proposes that beyond the classic dimensions of language – manifestation, designation and signification – which ultimately contribute to language to be taken in its communicative function -, it has also to be considered the dimension of meaning/event.
Contido em Psicologia & sociedade. São Paulo, SP. Vol. 16, n. 3 (set./dez. 2004), p. 17-28
Assunto Aprendizagem
Linguagem
Sentido
[en] Language
[en] Learning
[en] Meaning
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/19925
Arquivos Descrição Formato
000465231.pdf (116.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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