Mostrar registro simples

dc.contributor.authorElias, Carime Rossipt_BR
dc.contributor.authorAxt, Margaretept_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:12:14Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn0102-7182pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/19925pt_BR
dc.description.abstractQuando aprender é perder tempo.... compondo relações entre linguagem, aprendizagem e sentido. O artigo tece considerações acerca de relações entre concepções de aprendizagem e concepções de linguagem na escola. A um concepção de aprendizagem como transmissão de informações/ conhecimentos, articula-se uma concepção naturalizada de linguagem, como código transparente e neutro, pretendendo representar as coisas. Uma concepção de aprendizagem como construção/ desconstrução, por sua vez, teria como correlato uma concepção de linguagem como produção, tomada em sua natureza polissêmica. A argumentação é realizada a partir da obra de Gilles Deleuze que propõe que, para além das dimensões clássicas da linguagem - manifestação, designação e significação - que, em última instância, contribuem para que a linguagem seja tomada somente em sua função comunicativa, há que se levar em conta também a dimensão do sentido/acontecimento.pt_BR
dc.description.abstractThis text interlaces considerations about the relations between learning conceptions and learning conceptions in the school. Into a conception of learning as the transmission of information/ knowledge, it is articulated a conception naturalized in language as a transparent and neuter code that intends to represent things. A conception of learning as construction/deconstruction would have, in its turn, as a correlate, a conception of learning as production of the world taken in its polysemous nature. The argumentation is based on the work of Gilles Deleuze who proposes that beyond the classic dimensions of language – manifestation, designation and signification – which ultimately contribute to language to be taken in its communicative function -, it has also to be considered the dimension of meaning/event.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia & sociedade. São Paulo, SP. Vol. 16, n. 3 (set./dez. 2004), p. 17-28pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectSentidopt_BR
dc.subjectLanguageen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMeaningen
dc.titleQuando aprender é perder tempo... : compondo relações entre linguagem, aprendizagem e sentidopt_BR
dc.title.alternativeWhen learning is wasting time… in the midst of language and meaning en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000465231pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples