Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchwetz, Paulete Fridmanpt_BR
dc.contributor.authorMatos, Ana Joceli da Silva dept_BR
dc.date.accessioned2019-09-19T03:44:58Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199464pt_BR
dc.description.abstractEste estudo propõe-se a investigar as contribuições do uso de imagens e tecnologias digitais no apoio ao processo de ensino e aprendizagem. O objetivo principal desta pesquisa está centrado em investigar a influência das imagens e como o aluno constrói o conhecimento com autonomia no processo de alfabetização e letramento com a utilização das tecnologias de comunicação e informação, no contexto atual, no âmbito de uma escola pública Estadual em Porto Alegre/RS. A abordagem dessa pesquisa é de caráter qualitativo, pontua aspectos relevantes sobre a construção de novas aprendizagens com ênfase na utilização de imagens e de ferramentas tecnológicas, na leitura e escrita, visando a alfabetização e letramento de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. A reflexão proposta nesta pesquisa destaca a importância do uso das tecnologias digitais, a autoria na construção do conhecimento, os desafios enfrentados pelos professores mediante essa nova realidade educacional. A importância da formação inicial e continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A articulação de conhecimentos teóricos adquiridos no Curso de Especialização em Informática Para Professores da Educação Básica e a prática docente. A pesquisa apresenta dados fornecidos pela entrevista realizada com os alunos sobre o uso das tecnologias digitais e a utilização de imagens na construção de novas aprendizagens. Cabe ressaltar a importância dos projetos de aprendizagem com a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICs) para criar condições favoráveis para uma aprendizagem significativa. . A partir da análise dos resultados, a pesquisa permite concluir que as tecnologias digitais contribuem para a efetivação de uma aprendizagem bem-sucedida e oportuniza aos alunos a autoria no processo de construção do conhecimento e aos professores a problematização acerca dos desafios e entraves para a realização das práticas pedagógicas cotidianaspt_BR
dc.description.abstractThis study proposes to investigate the contributions of the use of images and digital technologies in supporting the teaching and learning process. The main objective of this research is to investigate the influence of images and how the learner constructs knowledge with autonomy in the process of literacy and literacy through the use of information and communications technologies, in the current context, under a State public school in Porto Alegre/RS. The approach of this research is qualitative, character points out relevant aspects about building new learning with emphasis on the use of images and technological tools, reading and writing, focusing on literacy and literacy for students of the third year of elementary school. The reflection proposed in this research highlights the importance of the use of digital technologies, the authorship in the construction of knowledge, the challenges faced by teachers through this new educational reality. The importance of continuing training and initial teachers working in early years of elementary school. The joint of theoretical knowledge acquired in the course of specialization in computer science for teachers of basic education and the teaching practice. The survey presents data supplied by the interview conducted with students about the use of digital technologies and the use of images in the construction of new learning. It is important to stress the importance of learning projects with the use of information and communication technologies (Icts) to create favourable conditions for a meaningful learning. From the analysis of the results, the research leads to the conclusion that digital technologies contribute to the implementation of a successful learning and it gives students responsibility in the process of knowledge construction and teachers the questioning on the challenges and obstacles to the realization of the everyday pedagogical practices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracy and literacyen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectImagesen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectAuthorshipen
dc.subjectInformation and communication technologiesen
dc.titleO uso de imagens e tecnologias digitais na promoção da autoria no processo de alfabetização e letramentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001101246pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em informática instrumental para professores da educação básicapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples