Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Andreia de Bempt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Arlete Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2019-09-20T03:44:35Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199499pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo principal analisar a linguagem poética utilizando a arte de fotografar como recurso pedagógico, interagindo a tecnologia com o processo ensino e aprendizagem, em uma turma de 5º ano, no município de Viamão/RS. A pesquisa baseou-se na experiência da estudante enquanto professora alfabetizadora, percebendo que o gênero literário poético é pouco trabalhado nas turmas mais avançadas do ensino fundamental I. Aliado ao estudo literário, foi utilizado como recurso metodológico a fotografia, por ser uma mídia muito utilizada no cotidiano dos alunos. A pesquisa foi fundamentada em autores como Silva (2012); Tramujas; Antenow (2016); Freitas (2013) e Méllo; Machado (2007). Como resultado principal, pode-se perceber que a literatura é de suma importância no desenvolvimento dos alunos em qualquer fase escolar. Trabalhar com poesias pode contribuir na construção de um sujeito mais crítico, reflexivo e atuante na sociedade. Trazer práticas inovadoras para se abordar um assunto relevante na escola desperta a atenção e o entusiasmo dos alunos. Sendo assim, eles se percebem como sujeitos ativos no processo ensino aprendizagem e tornam-se protagonistas da sua própria aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis work has as main objective to analyze the poetic language using the art of photographing as a pedagogical resource, interacting the technology with the teaching and learning process, in a group of 5th year, in the municipality of Viamão / RS. The research was based on the experience of the student as a literacy teacher, realizing that the poetic literary genre is little worked in the most advanced classes of elementary school I. In addition to the literary study, photography was used as a methodological resource, in the students' daily lives. The research was based on authors such as Silva (2012); Tramujas; Antenow (2016); Freitas (2013) and Méllo; Machado (2007). As a main result, one can see that literature is of utmost importance in the development of students in any school stage. Working with poetry can contribute to the construction of a more critical, reflexive and active subject in society. Bringing innovative practices to address a relevant subject at school awakens students' attention and enthusiasm. Thus, they perceive themselves as active subjects in the learning teaching process and become protagonists of their own learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectPoetryen
dc.subjectPhotographyen
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectTechnologyen
dc.titleAnálise poética através da fotografia : uma visão de perspectivapt_BR
dc.title.alternativePoetic analysis through photography : a view of perspectiveen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001101965pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples