Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Letícia Sophia Rochapt_BR
dc.contributor.authorPlentz, Bárbara Inêspt_BR
dc.date.accessioned2019-09-20T03:46:56Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199560pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia consiste em identificar possíveis contribuições na criação de materiais didáticos para aulas de Informática nos anos finais do ensino fundamental. Como metodologia deste trabalho foi utilizada a pesquisa qualitativa que se deu por meio de várias fontes de dados, questionário e diferentes abordagens. Este estudo de caso justifica-se pela dificuldade em encontrar planos de estudos da disciplina de Informática, bem como materiais para sala de aula, fazendo-se necessária compreender como os professores atuam na área. Foram feitas perguntas, em que os questionados foram dois professores de uma rede pública que atuam, em escolas diferentes, como professor de Informática. Desta forma tem-se como público-alvo professores de Informática, mas também educadores de outras áreas poderão usufruir deste material. Através dos questionários foi possível constatar que os planos oferecidos aos professores não condizem com a realidade das escolas e muito menos seus materiais didáticos, levando em consideração softwares e hardwares disponibilizados.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph consists of identifying possible contributions in the creation of didactic materials for informatics classes in the final years of elementary school. As methodology of this work was used the qualitative research that was done through several sources of data, questionnaire and different approaches. This case study is justified by the difficulty in finding curricula for the subject of Informatics, as well as materials for the classroom, making it necessary to understand how teachers work in the area. Questions were asked in which the respondents were two teachers from a public network who work in different schools as a professor of computer science. In this way, it is aimed at computer science teachers, but also educators from other areas can use this material. Through the questionnaires it was possible to verify that the plans offered to the teachers do not match the reality of the schools, let alone their teaching materials, taking into account softwares and hardware available.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectDidactic materialen
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subjectComputingen
dc.titleMaterial didático de informática para os anos finais do ensino fundamental : um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeDidactic material of informatics for the final years of elementary school : a case studyen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001102011pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples