Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPortugal, Paula Nevespt_BR
dc.contributor.authorGabriel, Marília Reginatopt_BR
dc.contributor.authorPiccinini, Cesar Augustopt_BR
dc.date.accessioned2019-09-26T03:44:47Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn0100-8692pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199763pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investigou as contribuições de um programa de acompanhamento com educadoras, baseado na abordagem pikleriana, para a organização dos espaços do berçário e para a interação educadora-bebê. Foi realizado um estudo de casos múltiplos com seis educadoras de berçário de duas creches públicas, que participaram de seis encontros individuais. Seis meses após o término do acompanhamento, as educadoras responderam a uma entrevista, cujas respostas foram examinadas por meio da análise de conteúdo qualitativa. As educadoras relataram mudanças na organização do espaço físico, dos móveis e objetos, bem como uma melhor qualidade da interação educadora-bebê, percebida ao propiciar autonomia e dar mais atenção individualizada nos momentos de cuidados. Os resultados sugerem que o acompanhamento possibilitou mudanças na organização do berçário, que puderam apoiar a interação educadora-bebê e contribuir para a promoção do desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.description.abstractThe present study investigated the contributions of a monitoring program for educators based on the Piklerian approach for the organization of child care spaces and for the child-educator interaction. Six educators of two public child care center participated in six individual meetings. Six months after the end of mentoring, the educators were interviewed and the answers were examined through qualitative content analysis: child care space characteristics and educator-child interaction. The educators reported changes in the organization of the physical space, furniture and objects. The teachers also reported a better quality of the educator-child interaction, perceived in their own attitudes providing autonomy, organizing space based on children needs, as well as giving more individualized attention to them in times of care. The results suggest that monitoring could make changes in the child care organization that could support the educator-child interaction and contribute to the promotion of child development.en
dc.description.abstractEste estudio investigó las contribuciones de un programa de seguimiento con educadoras, basado en el enfoque pikleriano, para la organización de los espacios de guardería y para la interacción educadora-bebé. Se realizó un estudio de casos múltiples con seis educadoras de dos guarderías públicas, que participaron de seis encuentros individuales. Seis meses después del término del seguimiento, las educadoras respondieron a una entrevista, cuyas respuestas fueron examinadas por medio del análisis de contenido cualitativo. Las educadoras relataron cambios en la organización del espacio físico, de los muebles y objetos, así como una mejor calidad de la interacción educadora-bebé, percibida al propiciar autonomía y dar más atención individualizada en los momentos de cuidados. Los resultados sugieren que el seguimiento posibilitó cambios en la organización de la guardería, que pudieron apoyar la interacción educadora-bebé y contribuir a la promoción del desarrollo infantil.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofArquivos brasileiros de psicologia. Rio de Janeiro. Vol. 71, n. 1 (jan./abr. 2019), p. 128-142pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducadores infantispt_BR
dc.subjectSpace organizationen
dc.subjectChild care centeren
dc.subjectBebêspt_BR
dc.subjectChild-educator interactionen
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectCrechespt_BR
dc.subjectTransmissionen
dc.subjectOrganización del espacioes
dc.subjectEducación infantiles
dc.subjectInteracción educador-bebées
dc.titleEspaço do berçário : contribuições de um programa de acompanhamentopt_BR
dc.title.alternativeEspacio de la guardería : contribuciones de un programa de seguimientoes
dc.title.alternativeOrganization of child care space : contributions of a monitoring programen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001099706pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples