Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costapt_BR
dc.contributor.authorMoraes, Michele Moraes dept_BR
dc.date.accessioned2019-10-01T03:41:55Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199857pt_BR
dc.description.abstractThe development of the World Wide Web and the consequent insertion of new technologies in people’s lives have democratized information that once was learnt solely at schools and universities. This enabled people to search for learning objects according to their interests and needs. The aim of this paper is to propose the development of a free virtual language learning tool to work with songs. Because of the interdisciplinary focus of this endeavor, the close partnership with a student of Computer Science has been paramount. Songs are a source of authentic material that have been widely used as language practice since they provide many benefits and can be worked beyond listening practice. Following the Integrative CALL, this language learning tool integrates various skills as well as incorporates direct language learning strategies, essential for developing communicative competence. Moreover, it was not only planned for learners to practice the foreign language through music but also for teachers to create their own lessons. The tool will have a repository of lessons created by teachers and available for all learners who wish to do it. Each lesson of the proposed virtual tool is divided into six sections (vocabulary practice, listening practice, grammar practice, reading practice, pronunciation practice and writing practice), each one working with a different exercise or task related to the song. By combining exercises and tasks that comprises different language learning strategies, all learners could benefit from applying different ways to learn a foreign language, and the lesson focuses not only on context, meaning and communication, but also on comprehension and production problems.en
dc.description.abstractO desenvolvimento da World Wide Web e a consequente inserção de novas tecnologias na vida das pessoas têm democratizado a informação, que era exclusivamente adquirida em escolas e universidades. Com isso, as pessoas passaram a buscar por objetos de aprendizagem de acordo com seus interesses e necessidades. O objetivo deste artigo é propor a criação de uma ferramenta virtual de aprendizagem de idiomas através de canções. Tendo em vista o foco interdisciplinar deste trabalho, a estreita parceria com um estudante de Ciências da Computação tem sido primordial. Canções são uma fonte de material autêntico e têm sido amplamente utilizadas na prática de idiomas, pois oferecem inúmeros benefícios, podendo ser trabalhadas além da compreensão oral. Inspirada no CALL Integrativo, esta ferramenta de aprendizagem de línguas integra várias habilidades, além de incorporar estratégias diretas de aprendizagem de línguas, essenciais para o desenvolvimento da competência comunicativa. Além de ser projetada para que os alunos aprendam uma língua estrangeira através da música, a ferramenta também está sendo desenvolvida para que professores criem suas próprias lições. A ferramenta possui um repositório de lições criada por professores e disponível para todos os usuários da ferramenta. Cada lição da ferramenta virtual proposta é dividida em seis seções (prática de vocabulário, prática de compreensão oral, prática de gramática, prática de compreensão textual, prática de escrita), cada uma trabalhando com um exercício ou tarefa diferente relacionada à canção. Ao combinar exercícios e tarefas que compreendem diferentes estratégias de aprendizagem de idiomas, todos os alunos se beneficiam, e a lição além de se concentrar no contexto, significado e comunicação, também foca em problemas de compreensão e produção.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectLearning languages with songsen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectExercises and tasksen
dc.subjectAprendizagem : Linguaspt_BR
dc.subjectLanguage learning strategiesen
dc.subjectLearning objectsen
dc.subjectMúsica : Ensinopt_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectCALLen
dc.subjectExerciciospt_BR
dc.titleWorking with songs beyond listening practice : the creation of a language learning toolpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001068098pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Língua Moderna: Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples