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dc.contributor.advisorSonego, Anna Helena Silveirapt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Fabiane Dietrich Lucaspt_BR
dc.date.accessioned2019-10-03T03:45:22Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199924pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa trouxe a importância dos jogos e da tecnologia digital para uma aprendizagem significativa, levando em consideração o mundo globalizado e a atual sociedade. Para tanto se objetivou investigar como o jogo Brincando com Ariê contribui no desenvolvimento da aprendizagem significativa em turmas do terceiro ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se a observação, o desenvolvimento e execução da atividade sem e posteriormente com o uso dos netbooks, especificamente com o jogo Brincando com Ariê com os alunos do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual da cidade de Gravataí. Como resultado, apontou-se que as aulas com a utilização de jogos e tecnologias digitais despertam a atenção dos alunos proporcionando maior concentração durante as atividades. Concluiu-se que o referido jogo é capaz de propiciar novas formas de ensino e de aprendizagem, potencializando a leitura, a escrita e a aprendizagem significativa.pt_BR
dc.description.abstractThe present research has brought the importance of games and digital technology to meaningful learning, taking into account the globalized world and the current society. In order to do so, we aimed to investigate how the game Brincando com Ariê contributes to the development of meaningful learning in the third year of elementary school. The methodology used was the case study, with a qualitative approach. As data collection instruments, observation, development and execution of the activity were used without and later with the use of netbooks, specifically with the game Brincando com Ariê with the students of the third year of elementary school of a state public school of the city of Gravataí. As a result, it was pointed out that classes using digital games and technologies arouse students' attention by providing greater concentration during activities. It was concluded that said game is capable of providing new forms of teaching and learning, enhancing reading, writing and meaningful learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectPlaying Playing with Ariêen
dc.subjectDigital Technologyen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMeaningful learningen
dc.subjectNetbooksen
dc.titleDesenvolvimento da aprendizagem significativa através do jogo Brincando com Ariêpt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of meaningful learning through play playing with Ariê en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001102813pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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