Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSgobbi, Fabiana Santiagopt_BR
dc.contributor.authorSant’Ana, Evandro Cardosopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-03T03:45:49Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199989pt_BR
dc.description.abstractA Geometria é parte integrante nos currículos escolares do ensino fundamental e médio, esta é uma área indispensável para o estudante desenvolver importantes habilidades e competências matemáticas. Contudo, nota-se facilmente as inúmeras dificuldades que os alunos apresentam nessa área decorrente, em grande parte, a um ensino tradicional e defasado. A partir de um estudo de caso, propõe-se como objetivo desse trabalho um ensino de Geometria, embasado na Teoria de Van Hiele, que conduz ao desenvolvimento e ao avanço do nível do pensamento geométrico dos educandos, apoiado em recursos didáticos construídos em uma WebQuest. Um pré-teste detectará o nível de Van Hiele dos estudantes, para que possam ser realizadas estratégias direcionadas. Ao término das atividades na WebQuest, um pós-teste permitirá verificar a possível progressão em relação aos níveis de Van Hiele, sobretudo que o uso do computador somado a WebQuest podem gerar resultados positivos para o avanço do nível do pensar geométrico dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractGeometry is an integral part of the school syllabus content in elementary and high school, being crucial so as the student can develop important mathematic abilities and competences. However, countless difficulties are easily identified among students, mostly because of a traditional and obsolete teaching method. From the perspective of a case study, it is proposed as objective in this paper a teaching methodology based on Van Hiele Theory, which leads to the development and advancement of the students’ geometric thinking level, supported by didactic resources built in a WebQuest. A previous test will detect the Van Hiele student level, thus oriented strategies can be performed. By the end of the activities in the WebQuest, a posttest will allow the verification of possible advances related to the Van Hiele levels, chiefly that the use of the computer added to the WebQuest can provide positive results to the advancement of the students’ geometric thinking.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectGeometryen
dc.subjectTeoria de Van Hielept_BR
dc.subjectVan Hieleen
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectWebQuesten
dc.subjectComputadorpt_BR
dc.titleGeometria segundo o modelo de Van Hiele : o uso da WebQuest como ferramenta midiática para o avanço de nível do pensar geométricopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001102805pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples