Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDias, Marcelo Fernandes Pachecopt_BR
dc.contributor.authorFensterseifer, Jaime Evaldopt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:12:36Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.issn1413-2311pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/20012pt_BR
dc.description.abstractAs empresas de beneficiamento de arroz têm se caracterizado, nos últimos anos, por um quadro de fracos resultados econômicos e baixa competitividade. Este artigo discute como a gestão estratégica das operações pode contribuir para a mudança desta realidade. Como as empresas do setor tratam o mercado de forma homogênea, buscou-se identificar, através de um estudo de caso em uma empresa agroindustrial arrozeira, as possíveis variações nos critérios competitivos mais importantes que os diversos segmentos de mercado possam valorizar, elementos básicos para a formulação de suas estratégias de operações. Neste sentido, o objetivo central do estudo foi adaptar, para o setor agroindustrial do arroz, os critérios competitivos das operações encontrados na literatura, bem como identificar novos critérios levando-se em conta as especificidades do setor. As principais conclusões indicam a existência de critérios competitivos específicos do setor, relacionados, na sua maioria, à questão da sazonalidade; o critério preço, no entanto, foi considerado o mais importante em quase todos os segmentos. Constatou-se também uma grande superposição de critérios nos diferentes segmentos de mercado, o que tem implicações importantes para a formulação de estratégias de operações sinérgicas visando a competir em vários segmentos.pt_BR
dc.description.abstractIn recent years, rice processing firms have been characterized by a situation of poor economic performance and low competitiveness. This article seeks to discuss how the strategic management of operations can contribute to change this reality. Since in this sector the market is generally treated as homogenious, it is intended, by means of a case study, to identify all the competitive criteria that can be valued by the customers. The main goal is to identify the operations-based competitive criteria found in the literature and adapt them to the rice agroindustrial sector, taking its specificities into account. The results indicate the existence of several sector specific criteria and that price is still considered the most important criterion in almost all customer segments. A global analysis of the competitive criteria of the different market segments revealed opportunities to formulate synergistic operations strategies in order to compete in several different market segments.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREAd : revista eletrônica de administração. Porto Alegre. Edição 45, vol. 11, n. 3 (maio./jun. 2005), documento eletrônicopt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOperations Strategyen
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectCompetitive Criteriaen
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectAgribusinessen
dc.subjectAgronegóciospt_BR
dc.subjectRice Industryen
dc.subjectOriziculturapt_BR
dc.titleCritérios competitivos de operações agroindustriais : um estudo de caso no setor arrozeiropt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000489445pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples