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dc.contributor.advisorAlves, Denise Avancinipt_BR
dc.contributor.authorRuszkowski, Júlia Zenkerpt_BR
dc.date.accessioned2019-10-10T03:49:05Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200313pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa parte do questionamento de como o entretenimento se apropria de artistas musicais falecidos para o lançamento e geração de produtos midiáticos póstumos. Através da perspectiva de Debord (1997) perante a sociedade do espetáculo, se utiliza de conceitos de marketing e da cultura da convergência estabelecidos por Kotler (2017) e Jenkins (2009) respectivamente para compreensão do contexto a ser analisado. Para entender a construção de um ídolo e as relações entre a morte de uma celebridade e espetáculo midiático, as abordagens teóricas de Morin (2011), Lipovetsky (2011) entre outros tornam-se fundamentais. Também apresenta um debate sobre a mídia e das novas plataformas digitais, dado os avanços tecnológicos. Cabe destaque também para Thompson (2018), que permeia todas as discussões aqui levantadas. Além do levantamento teórico como método de pesquisa, faz uso da análise documental para relacionar estratégias de comunicação e marketing, bem como padrões de consumo que explicam o fenômeno Freddie Mercury a partir da cinebiografia Bohemian Rhapsody lançada em 2018. Por fim identifica-se algumas similaridades entre lançamentos de produtos póstumos na esfera do entretenimento e compreende que há uma lógica de glorificação do passado e ressignificação de astros falecidos como novos objetos de consumo por parte do mercado.pt_BR
dc.description.abstractThe present research starts from the questioning of how entertainment works for posthumous releases of singers and musical. In Debord’s (1997) perspective, before the “society of the spectacle”, marketing concepts and convergence culture established by Kotler (2017) and Jenkins (2009) are presented respectively to understand the context to be analyzed. In order to understand the construction of an idol and the relations between the death of a celebrity and the media spectacle, the studies of Morin (2011), Lipovetsky (2011) and others become fundamental. It also causes a debate on the media and new digital platforms, given the technological advances. It is also important highlight Thompson (2018) thoughts, which permeates all the discussions raised here. In addition to the theoretical survey used as research method, this project uses documentary analysis to relate communication and marketing strategies, as well as consumption patterns that explain the Freddie Mercury phenomenon from the Bohemian Rhapsody movie, released in 2018. Finally, the presente research identifies some similarities between releases of posthumous products in the sphere of entertainment and understand that there is a logic of glorification of the past and re-signification of deceased stars as new objects of consumption by the market.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEntertainmenten
dc.subjectIndústria do entretenimentopt_BR
dc.subjectMarketingen
dc.subjectCelebridadespt_BR
dc.subjectIdolen
dc.subjectFreddie Mercuryen
dc.subjectPosthumous marketen
dc.titleO produto eterno: estratégias de comunicação no mercado musical póstumopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001102218pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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