Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFolberg, Maria Nestrovskypt_BR
dc.contributor.authorBaptista, Cláudio Robertopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:54:50Zpt_BR
dc.date.issued1988pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200661pt_BR
dc.description.abstractO objetivo básico deste trabalho foi a investigação da condição vivencial e afetiva de crianças com problemas de aprendizagem e/ou ajustamento, atendidas em classes especiais (para deficientes mentais educáveis). Essa condição da criança foi considerada na sua articulação com a dinâmica intersubjetiva que configura as relações familiares, especificamente as relações pais-filho. Houve busca constante de estabelecimento de paralelo entre a realidade familiar da criança e seus “sintomas escolares”. A pesquisa foi desenvolvida na forma de estudos de caso, buscando a compreensão do contexto de cada sujeito, na sua singularidade. A amostra se compõe de oito crianças, correspondentes a uma classe especial de uma escola pública da periferia de Porto Alegre. Utilizou-se como instrumento principal de coleta de dados a entrevista centrada no entrevistado (“focused interview”). Foram entrevistados os pais, as crianças, a professora da classe especial e as professoras de classes regulares que receberam crianças egressas dessa classe especial. Houve ainda confronto dos dados com as prévias avaliações diagnósticas das crianças. A análise das entrevistas foi desenvolvida basicamente segundo a técnica de análise do conteúdo, que partiu de compreensão qualitativa do texto, visando o confronto entre os níveis manifesto e latente do discurso. Esse confronto baseou-se numa leitura hermenêutica dos discursos e sua articulação com a psicanálise, enquanto base teórica. Houve o entrecruzamento dos diferentes dados, onde a coerência interna a cada caso era apreendida a partir dos elementos repetidos ou em contradição, com vistas a elucidar as relações investigadas. Respeitando-se as particularidades das dinâmicas familiares em questão, buscou-se elementos integradores discutidos nas considerações referentes ao aspecto global. Evidenciou-se indicias de funcionamento psíquico familiar, no sentido de manter o sintoma da criança. Destacaram-se os aspectos referentes ao discurso latente (nível implícito) de manutenção das relações de dependência do filho â dupla parental e desvalorização de iniciativas que visem autonomia. O processo de encaminhamento e avaliação das crianças foi discutido, bem como a atuação da classe especial dando continuidade à relação familiar vivenciada pela criança. Nessa relação a expectativa implícita é o “não desenvolvimento” da criança. Finalmente foram apresentados questionamentos e sugestões quanto à necessidade de reformulações, no âmbito do trabalho pedagógico e das equipes médico-psicológicas que atendem crianças com problemas de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThe basic objective of the study was the investigation of the interactive and affective conditions of children with learning and adjustment problems in special classes (for educable mentally retarded children). This was considered in connection with the intersubjective dynamics of the family relationships, specificaly the relationship between parents-child. There was constant search to put side by side the child’s familial reality and his "shool symptoms”. The investigation was developed by case studies, trying to reach the understanding of the subject’s context, in his singularity. The sample is composed by eight children, corresponding to a special class of a suburbian Public School in Porto Alegre. The main instrument for gathering information was the "focused interview”. The interviews were held with the parents, the children, the teacher of this special class and the teachers of the regular classes who received children from the special class. These was also comparison between these information and the previous diagnostic evaluations of the children. The analysis of the interviews was basically content analysis. The aim was to compare levels of the manifest and latent discourses. This comparison was based on a hermeneutic reading of the discourses and its connection with the psychoanalysis, as the theoretical basis. There was a confrontation of diferent informations in which the coherence of each case was obtained through repeted or contrasting elements, with the objective of elucidating relationships. Taking into consideration the singularities of the familial dynamics being studied, integration elements were searched and taken into account for the following discussion. lt is important to note that the family tried to maintain the sympton of the child even in a non-explicit discourse. There was an emphasis on dependency relationships holding the child “under the protection” of the parents and invalidating autonomic iniciatives. There was always an implicit expectancy for the child to remain “underdeveloped”. The final chapter brings about suggestions following the discussion about the need of reformulating educational action as well as medical and psychological care.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectDeficiente mentalpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleFamília, criança, classe especial : um estudo sobre as dimensões da violência simbólicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000161821pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1988pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples