Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrackmann, Christian Puhlmannpt_BR
dc.contributor.authorValencio, Gerson Luiz Banckpt_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:55:04Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200676pt_BR
dc.description.abstractO ensino e aprendizado de álgebra sempre foi um grande desafio para os professores de matemática, quer no Ensino Fundamental, quer no Ensino Médio. Desenvolver nos alunos a capacidade de generalizar, de observar padrões, de analisar mudanças que ocorrem ao modificar-se alguma variável de um problema sempre foi difícil e, não raras vezes, decepcionante. Diante desse desafio, torna-se necessário procurar alternativas que possibilitem aos alunos o entendimento essencial ao desenvolvimento das habilidades e potenciais esperados. Nessa perspectiva, o presente trabalho apresenta como proposta refletir sobre o uso do software Scratch no ensino e aprendizagem de álgebra no Ensino Fundamental. Através da proposta de se construir um “jogo” no aplicativo que utilize expressões algébricas, busca-se verificar a validade de usar o software Scratch para esse propósito, ou seja, se os estudantes compreendem melhor o significado de uma variável em álgebra e se este trabalho pode contribuir para o entendimento e a resolução de expressões algébricas. Analisando o desempenho dos estudantes na manipulação do software Scratch e os resultados dos testes aplicados concluímos que, embora os índices não sejam os esperados para esse nível de ensino, a atividade trouxe benefícios ao ensino e aprendizado da álgebra.pt_BR
dc.description.abstractThe teaching and learning of algebra have always been a great challenge for math teachers, both in elementary school and high school. Developing in students the ability to generalize, to observe patterns, to analyze changes that occur when modifying some variable of a problem, has always been difficult and not often disappointing. Faced with this challenge, it is necessary to look for alternatives that allow students the essential understanding of the development of expected skills and potentials. In this perspective, the present work proposes to reflect on the use of Scratch software in the teaching of algebra learning in Elementary School. Through the proposal to build an in-game "game" that uses algebraic expressions, we try to verify the validity of using Scratch software for this purpose, if students will better understand what variable in algebra means and if that work can improve in understanding and solving algebraic expressions. Analyzing the students' performance in the manipulation of Scratch software and the results of the applied tests, we concluded that, although the indexes are not what they were expected for this level of teaching, the activity brought benefits to the teaching and learning of algebra.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino : Matematicapt_BR
dc.subjectAlgebra learningen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectComputational thinkingen
dc.subjectScratchen
dc.titleReflexões sobre o uso do software scratch no aprendizado de álgebra no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe use of the Socrative : a case study in the history disciplineen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001103065pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples