Repositório Digital

A- A A+

The nation and its other

.

The nation and its other

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título The nation and its other
Autor Schmidt, Rita Terezinha
Resumo Partindo da conceptualização romântica da nação como espaço de estratégias políticodiscursivas de constituição da noção de sujeito universal e homogêneo pressuposto da identidade do estado-nação, examino algumas das implicações entre narratividade, determinantes ideológicos e exclusões na fixação de scripts de gênero e de raça que operam na base do impulso fundacional presente em romances canônicos brasileiros do século XIX. Estabeleço a diferença da margem na consideração de um romance não canônico que qualifico como contra-fundacional na medida em que intervém na produção de subjetividades compatíveis com os interesses do estado e da cultura nacionalista do período.
Resumen Partiendo de la conceptualización romántica de la nación como espacio de estrategias político-discursivas de constitución de la noción de sujeto universal y homogéneo presupuesto de la identidad del estado-nación, examino algunas de las implicaciones entre narratividad, determinantes ideológicos y exclusiones en la fijación de guiones de género y de raza que operan en base al impulso fundacional presente en novelas de canon brasileño del siglo XIX. Estabelezo la diferencia del marge en la consideración de una novela no canónica que califico como contrafundacional en la medida que interviene en la producción de subjetividades compatibles con los intereses del estado y de la cultura nacionalista del período.
Contido em Conexão Letras. Porto Alegre, RS. Vol. 1, n. 1 (2005), p. 86-110
Assunto Brasil
Diferença
Nação
Romance
Romance canônico : Século XIX
[es] Canon
[es] Diferencia
[es] Nación
[es] Novela
[es] Siglo XIX
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/20133
Arquivos Descrição Formato
000512085.pdf (221.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.