Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarbosa, Maria Carmen Silveirapt_BR
dc.contributor.authorSpat, Vanessa da Silva Rocha de Quadrospt_BR
dc.date.accessioned2019-12-07T04:05:12Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202361pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa busca investigar a “categoria pedagógica” do tempo (BARBOSA, 2006) na creche. A questão central deste trabalho será compreender os modos de organização do tempo na escola e como as crianças e adultos o vivenciam. Trata-se de um estudo realizado em uma escola de educação infantil, no município de Novo Hamburgo (RS), com um grupo de quinze crianças com idades entre dois e três anos, suas duas educadoras referências e uma professora de projeto. Caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa, configurada em “estudo de caso, com base etnográfica” (SARMENTO, 2011). Os dados foram construídos através das observações do dia a dia educativo das crianças e adultos, pela entrevista semiestruturada realizada com as docentes, além de registros escritos e fotográficos e da análise documental. O referencial teórico que sustenta este estudo foi elaborado a partir da perspectiva problematizadora da sociologia de Bauman (2001; 2007), no que se refere ao tempo na contemporaneidade em interlocução com os elementos das Pedagogias das Infâncias, no que concerne às crianças, infâncias e práticas pedagógicas (BARBOSA, 2006; 2013) e, especialmente, na abordagem de Reggio Emilia (EDWARDS; GANDINI; FORMAN, 2016; RINALDI, 2014; 2016). Os estudos referentes à infância e filosofia foram levados em consideração, sobretudo aqueles atinentes às diferentes temporalidades existentes (KOHAN, 2004; 2010), bem como a Pedagogia Lenta (FRANCESCH, 2011). As análises revelaram que coexistem três tempos na escola, todos de fundamental importância e que dialogam e complementam-se entre si. A escola situa-se em um tempo chrónos, as professoras rompem com esse tempo cronológico, construindo novas formas de viver sua temporalidade, a partir de uma perspectiva qualitativa na experiência do tempo oportuno, kairós. As crianças, todavia, vivenciaram suas temporalidades em um viés aiónico, caracterizado por liquidez muito grande. Por meio dos atores sociais que compõem a escola, principalmente as professoras e os meninos e meninas, criaramse novas maneiras de vivenciar o tempo: tempo de estar juntos.pt_BR
dc.description.abstractThe present research seeks to investigate the "pedagogical category” of time (BARBOSA, 2006) in child day care. The central question of this work will be to understand the ways of organizing time in school and how children and adults experience it. This is a study carried out at a kindergarten school, in the city of Novo Hamburgo (RS), with a group of fifteen children between the ages of two and three years, their two educators, and a project teacher. It is characterized by being a qualitative research, configured in "case study, ethnographic basis" (SARMENTO, 2011). The data were constructed through the day-to-day observations of children and adults, semi-structured interview with teachers, as well as written and photographic records and documentary analysis. The theoretical framework that supports this study was elaborated from the problematic perspective of Bauman's sociology (2001, 2007), in relation to the time in the contemporaneity in interlocution with the elements of the Pedagogies of Childhood, with regard to children, childhood and and in particular the Reggio Emilia approach (EDWARDS, GANDINI, FORMAN, 2016, RINALDI, 2014, 2016). The studies concerning childhood and philosophy were taken into account, especially those related to the different temporalities (KOHAN, 2004; 2010), as well as Slow Pedagogy (FRANCESCH, 2011). The analyzes revealed that three times coexist in the school, all of fundamental importance and that dialogue and complement each other. The school is located at a time chrónos, the teachers break with this chronological time, building new ways of living their temporality, from a qualitative perspective in the experience of opportune time, kairós. The children, however, experienced their temporalities in an aionic bias characterized by very large liquidity. Through the social actors that make up the school, especially the teachers and the boys and girls, new ways of experiencing time have been created: time to be togetheren
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVery small childrenen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDailyen
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectTempopt_BR
dc.subjectTimeen
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectDay careen
dc.subjectChild educationen
dc.titleO tempo no cotidiano da creche : desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001107800pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples