Repositório Digital

A- A A+

Funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita

.

Funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita
Outro título Neuropsychological functions in children with reading and writing difficulties
Autor Salles, Jerusa Fumagalli de
Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta
Resumo Nos estudos sobre a relação entre dificuldades de leitura e escrita e fatores neuropsicológicos associados, controvérsias giram em torno de hipóteses de um possível desvio ou atraso de desenvolvimento. Para examinar esta polêmica, o presente estudo comparou o desempenho em tarefas neuropsicológicas de crianças de 2ª série com dificuldades de leitura e escrita (n=14) com o de dois grupos: um contrastando competência de leitura e escrita, mas não idade (n=15) e outro contrastando idade, mas não competência de leitura e escrita (1ª série; n=9). Os resultados revelaram que o grupo de 2ª série, com dificuldade de leitura e escrita, apresentou escores estatisticamente inferiores aos do grupo de 2ª série competente em leitura e escrita em consciência fonológica, linguagem oral e memória fonológica, não diferindo significativamente do grupo de 1ª série. Tais achados favorecem a hipótese de atraso de desenvolvimento destas funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita.
Abstract In the studies about the relationship between reading and writing difficulties and neuropsychological associated factors there are controversies around the hypotheses of a possible deviation or developmental delay. To analyze this polemic the present study compared the neuropsychological task performances of second grade children with reading and writing difficulties (n=14) with two groups: one contrasting reading and writing competence, but not age (n=15), and the other contrasting age, but not reading and writing competence (1st grade; n=9). The results showed that the scores of the second grade group with reading and writing difficulties were statistically lower to second grade children competent in reading and writing in phonological awareness, oral language and phonological memory, not differing significantly from the first grade group. Such findings favor the developmental delay hypothesis of these neuropsychological functions in children with reading and writing difficulties.
Contido em Psicologia : teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 22, n. 2 (maio/ago. 2006), p.153-162.
Assunto Criança
Dislexia
Distúrbios da leitura
Neuropsicologia
[en] Developmental dyslexia
[en] Neuropsychological functions
[en] Phonological processing
[en] Reading
[en] Reading and writing difficulties
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/20239
Arquivos Descrição Formato
000559238.pdf (141.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.