Repositório Digital

A- A A+

Representações sociais e estratégia em pequenos comércios

.

Representações sociais e estratégia em pequenos comércios

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Representações sociais e estratégia em pequenos comércios
Autor Cavedon, Neusa Rolita
Ferraz, Deise Luiza da Silva
Resumo O artigo enfoca a relevância das representações sociais como mediação entre o saber institucionalizado sobre estratégias e as re-significações atribuídas a esse conhecimento no cotidiano organizacional. A pesquisa realizada com pequenos comerciantes, mediante a utilização do método etnográfico e das técnicas da observação sistemática e participante e das histórias de vida, revelou que a estratégia, como conceito que pressupõe cursos de ação visando prioritariamente à manutenção e posterior expansão do negócio, é re-significada pela mediação da violência que atravessa o contexto investigado.
Abstract The article focuses on the relevance of social representations as a mediation between the institutionalized knowledge about strategies and the re-meanings attributted to this knowledge in the organizational routine. The research carried out with small business men, by using the ethnographic method, the systematic and participative observation and real-life tales, revealed that strategy, as a concept determining courses of action primarily aimed at maintenance and consequent expansion of the business, is re-meant through the mediation of the violence that crosses the context investigated.
Contido em RAE - eletrônica. São Paulo. Vol. 4, n. 1 (jan./jun. 2005), 1-18 p.
Assunto Etnografia
Pequena empresa
Representações sociais
[en] Ethnography
[en] Small firms
[en] Social representations
[en] Strategy
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/20286
Arquivos Descrição Formato
000574940.pdf (133.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.