Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Felipe Beckerpt_BR
dc.contributor.authorRosa, Rafael Novo dapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-28T04:00:54Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203962pt_BR
dc.description.abstractNo seguinte trabalho acadêmico, são colocadas ideias sobre o uso de novas tecnologias no ensino de disciplinas de cálculo técnico aplicado e eletrônica digital. Buscamos averiguar a integração de softwares ou aplicativos para auxiliar o aluno, preparando-o para o mundo tecnológico da atualidade. Então o objetivo é apresentar uma proposta de uso de softwares e aplicativos específicos para essas disciplinas complementando o método tradicional de “quadro e giz” em que normalmente o aluno está acostumado, visando o interesse dos alunos em diminuir a complexidade dos conteúdos, a partir dessas e outras tecnologias didáticas. Aproveitamos também para relatar a experiência que tivemos em sala de aula integrando o método tradicional com a inserção de softwares e aplicativos no ensino justificando a abordagem nos preceitos da teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel e sua definição de subsunçores. E para isso a pesquisa foi feita com duas turmas e disciplinas diferentes, uma de cálculo e outra de eletrônica digital. Em cálculo foram utilizados três softwares, um para o auxílio matemático e os outros dois simuladores para comparar os resultados dos cálculos aplicados a eletricidade. Em eletrônica digital, foram utilizados dois softwares simuladores e um aplicativo de apoio teórico. E a inserção dos softwares e aplicativos foram feitas após uma introdução do conteúdo pelo método tradicional. A pesquisa foi de característica qualitativa, e as considerações foram satisfatórias para o desenvolvimento e compreensão da maioria dos alunos. Os resultados obtidos foram analisados a partir de questionários com perguntas fechadas/objetivas, consequentemente obtendo gráficos de satisfação dos alunos e perguntas abertas/dissertativas, para obter respostas de caráter de entrevista. O experimento foi realizado com duas turmas do curso técnico em eletrônica. Uma de Cálculo técnico, sendo que o conteúdo utilizado para a nova abordagem foi sistemas lineares aplicado à circuitos elétricos. E outra turma de Eletrônica digital, com recursos tecnológicos para simulação de portas lógicas e aplicativos para complementar a teoria e implementar circuitos mais complexos.pt_BR
dc.description.abstractIn the following academic work, ideas are put on the use of new technologies in the teaching of applied technical calculation disciplines and digital electronics. We seek to investigate the integration of software or applications to help the student, preparing him for the technological world of today. The objective is to present a proposal for the use of specific software and applications for these subjects, complementing the traditional method of "chalk and chalk" in which the student is normally accustomed, aiming at the students' interest in reducing the complexity of the contents, from these and other didactic technologies. We also took the opportunity to report the experience we had in the classroom integrating the traditional method with the insertion of software and applications in education justifying the approach in the precepts of Ausubel's Significant Learning theory and its definition of subsumption. And for that the research was done with two different classes and disciplines, one of calculation and another of digital electronics. In the calculation, three software’s were used, one for the mathematical aid and the other two simulators to compare the results of the calculations applied to electricity. In digital electronics, two simulator software and a theoretical support application were used. And the insertion of the software and applications were made after an introduction of the content by the traditional method. The research was of qualitative character, and the considerations were satisfactory for the development and understanding of the majority of the students. The results obtained were analyzed from questionnaires with closed / objective questions, consequently obtaining graphs of student satisfaction and open / dissertate questions, to obtain interview responses. The experiment was carried out with two classes of the technical course in electronics. One of Technical Calculus, being that the content used for the new approach was linear systems applied to the electrical circuits. And another class of digital electronics, with technological resources for simulation of logic gates and applications to complement theory and implement more complex circuits.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSmartphonept_BR
dc.subjectSoftware’sen
dc.subjectApplicationsen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectSmartphonesen
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectDigital electronicsen
dc.titleUtilização de softwares digitais e app’s nas áreas de matemática aplicada a eletrônica e eletrônica digitalpt_BR
dc.title.alternativeUse of digital software and App's in the areas of Applied Mathematics to Electronics and Digital Electronics en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001109449pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples