Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMeinerz, Carla Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorPereira, Priscila Nunespt_BR
dc.date.accessioned2020-01-14T04:15:35Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1676-9570pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204126pt_BR
dc.description.abstractA escrita analisa as políticas de Ações Afirmativas no Brasil, correlatas do projeto de transformação das relações raciais no País. Tais políticas postulam equidade racial e rompimento da branquitude como norma social. Compreende na branquitude uma construção histórica capaz de produzir privilégios sistemáticos e socialmente normalizados. A análise destaca o combate ao racismo através de duas ações: as cotas raciais em concursos públicos e a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). Ressalta uma estratégia comum em ambas, relativa à busca de superação da branquitude como padrão ético e estético. Questiona o fato de a recepção dessas políticas públicas vincular-se apenas ao tratamento dado à negritude. Evidencia-se, por fim, a necessidade de construção de referenciais capazes de embasar currículos que incorporem o projeto da ERER conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004).pt_BR
dc.description.abstractThe writing analyzes affirmative action policies in Brazil, in relation to the project of transformation of racial relations in the country. Such policies postulate racial equity overcoming whiteness as a social norm. It understands in whiteness an historical construction capable of producing systematic and socially standardized privileges. The analysis highlights the fight against racism through two actions: racial quotas in public tenders and the Education of Ethnic-Racial Relations (ERER). It highlights a common strategy in both, regarding the quest for overcoming whiteness as an ethical and aesthetic standard It questions the fact that the reception of these public policies is linked only to the treatment given to blackness. It demonstrates the need to build reference frameworks capable of supporting curricula that incorporate the ERER project in accordance with the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture (2004).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofIdentidade : boletim do Grupo de Negr@s da EST/IECLB. Vol. 23, n. 1 (jan./jun. 2018), p. 161-180pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectRacial relationsen
dc.subjectWhitenessen
dc.titleEducação das relações étnico-raciais e superação da branquitudept_BR
dc.title.alternativeEducation of ethnicracial relations and overcoming whiteness en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001109018pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples